Penha: nova imagem de Fátima no Santuário

O Santuário da Penha, em Guimarães, vai receber e benzer uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante a eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de Dezembro, pelas 16h00.


A nova imagem de Nossa Senhora de Fátima assinala os 70 anos da primeira presença da Virgem Peregrina na Grande Peregrinação anual à Penha de 1951 e surge depois de a imagem ter regressado ao Santuário este ano, durante quase dois meses, enchendo de alegria o coração dos cristãos da região.  

A nova e belíssima imagem, esculpida conforme a primeira representação de Nossa Senhora de Fátima, é também um gesto de sensibilidade e retribuição da Irmandade a todos os peregrinos que haviam solicitado a possibilidade mais permanente de encontro, conforto e ânimo no rosto e colo da Mãe de Deus.

“Estamos certos que esta imagem vai continuar a ensinar a todos o imenso que a doçura e o amor operam em nós.”

«Desejamos assinalar mais um momento histórico e simbólico no Santuário da Penha, depois de este ano termos sido altar do mundo e assinalarmos os 70 anos da primeira presença da Virgem Peregrina entre nós. Também queremos expressar a todos os peregrinos a nossa comunhão com o desejo que nos manifestaram de podermos ter permanentemente a imagem de Nossa Senhora de Fátima nos nossos altares. Estamos certos que esta imagem vai continuar a ensinar a todos o imenso que a doçura e o amor operam em nós», sustenta o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes.  

📸 Direitos Reservados

A imagem que convoca todos os cristãos para a esperança, o amor e a paz será, assim, recebida e benzida no Santuário da Penha, no dia 8 de Dezembro, pelas 16h00, permanecendo depois exposta, em permanência, à veneração dos fiéis.  

A nova imagem reproduz fielmente o modelo da Capelinha das Aparições da Cova da Iria e é da autoria de José Neves Ferreira, escultor da Casa de Arte Sacra Fânzeres. Trata-se de uma escultura de talha, com um metro e 20 centímetros de altura, pintura a óleo e douramento a ouro. Outro pormenor é que tanto a imagem como a coroa que a ornamenta foram feitas este ano, em que se cumpriu a vinda da Virgem Peregrina ao Santuário da Penha. 

A nova imagem de Nossa Senhora de Fátima entrará no Santuário da Penha pela primeira vez no dia da solenidade da Imaculada Conceição como um “convite” a replicar o exemplo de Maria de Nazaré, que encoraja e conforta. A Irmandade da Penha faz um convite público a todos os cristãos para que participem nesta eucaristia solene, cumprindo todas as normas em vigor de combate à pandemia. 

📸 Direitos Reservados

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também