Ricardo Araújo falou na reunião de Câmara dos atrasos que se verificam na liquidação dos apoios financeiros já deliberados para as instituições desportivas.
Numa abordagem tri-dimensional, primeiro, no período de antes da ordem do dia, em que perguntou as razões desse atraso; já no final, nos comentários que faz sobre a reunião, permitindo às rádios locais gravar o seu depoimento; e depois num comunicado que o PSD divulgou.
“Considero inaceitável que a Câmara não esteja a cumprir os prazos de atribuição e pagamento.”
O vereador do PSD – condenou o “atraso inaceitável” do Município no pagamento dos apoios municipais regulares aos clubes e instituições desportivas do concelho. E justificou: “considero inaceitável que a Câmara não esteja a cumprir os prazos de atribuição e pagamento dos apoios aos clubes e às instituições desportivas do concelho”. Um atraso “inaceitável” – classificou.
O candidato a presidente da Câmara Municipal, presidente do PSD Guimarães e vereador, levou à reunião de Câmara aquelas preocupações que lhe foram expressas “por muitos dirigentes desportivos”, esclarecendo “que se trata de apoios ordinários, regulares, anuais, que a Câmara Municipal sabe e tem que prever na gestão financeira do Município”.

Explica a sua intervenção pelo facto de ter “recebido muitas reclamações, muitas preocupações, por parte dos dirigentes desportivos, pelo facto de a Câmara de Guimarães ter em atraso, e em atraso considerável, estes apoios que já deviam ter sido aprovados, atribuídos e pagos às instituições desportivas de Guimarães, mas ainda não foram, causando graves dificuldades às instituições e às pessoas que servem”.
“Estamos a falar de instituições que são amadoras, com trabalho voluntário, que carecem destes apoios.”
Ricardo Araújo acrescentou que “na sua esmagadora maioria estamos a falar de instituições que são amadoras, com trabalho voluntário, que carecem destes apoios, que têm muitas dificuldades na gestão e que assegurarem um serviço que prestam à comunidade de grande valor e importância na promoção da prática desportiva”.
Já depois de o presidente ter explicado que não estando em causa os subsídios atribuídos e de o afã orçamental estar sujeito a cabimentos, Ricardo Araújo observou que “a dificuldade de cabimentação vem porque estamos em ano de eleições e depois o dinheiro não chega para tudo e, portanto, depois não conseguem cabimentar sequer aquilo que são os apoios regulares”, condenou.
Por isso, o candidato pela coligação ‘Juntos por Guimarães’, Ricardo Araújo, manifestou a sua “forte crítica” pelo facto de o Município não estar a assegurar os apoios regulares ao abrigo de um programa que está instituído de apoio às instituições desportivas de Guimarães também porque, acrescentou, os atrasos nos pagamentos “estão a comprometer determinados investimentos, aquisição de equipamentos ou outras melhorias que os clubes e instituições precisam de fazer, mas vêm todos esses projectos retardados em função deste atraso do Município na atribuição destes apoios que já deveriam ter sido pagos”, concluiu.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


