8.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Inovar para desenvolver…

O papel das Juntas de Freguesia na vida dos seus cidadãos é agora muito mais, do que simplesmente passar um atestado ou tapar um buraco. As Juntas de Freguesia assumiram um papel relevante e até com alguma centralidade no desenvolvimento das comunidades e no futuro das suas populações. Em São Torcato a Junta de Freguesia procura ir ao encontro dessas necessidades e anseios disponibilizando um conjunto alargado de serviços, alguns deles inovadores no que respeita a este tipo de organizações do poder local.

Assim em 2019 a Junta de Freguesia alocou parte da sua atividade no serviço direto aos seus cidadãos, com diversos gabinetes e projetos de intervenção económica e social. Deste conjunto alargado de serviços fazem parte o gabinete de apoio jurídico e o de apoio ao cidadão. O primeiro contempla a título gratuito a disponibilização de um advogado para aconselhamento jurídico e o segundo um conjunto de serviços de pequenas reparações e ajudas aos mais carenciados, como por exemplo a mudança de lâmpadas ou a reparação de uma fuga de água.

No âmbito social destacamos o banco de apoio social (projeto juntar São Torcato) que irá entrar em funcionamento em 2020 com disponibilização de bens adaptativos, de saúde e de puericultura. Em paralelo a este projeto surge ainda o apoio à natalidade, com um subsídio financeiro às famílias que tenham filhos na Vila de São Torcato.

A Junta de Freguesia disponibiliza ainda em outros âmbitos o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) com orientação e procura ativa de emprego, o espaço cidadão que disponibiliza diversos serviços como a renovação do cartão de cidadão, da carta de condução ou o registo criminal. Apostamos ainda na sustentabilidade ambiental, com a implementação do projeto Zero, onde se potenciam sinergias com diversas instituições, escolas, brigada verde, município e associações do vale, com aposta clara na reutilização e sustentabilidade ambiental. Estes são alguns dos principais serviços que disponibilizamos mas o que considero mais estruturante no desenvolvimento da Vila de São Torcato e em todo o vale é o projeto +Empreendedor.

“Com este projeto alcançamos já um conjunto de novos projetos para a Vila, que permitirão fixar emprego e população…”

Um projeto pioneiro no que diz respeito a Juntas de Freguesia e que vai ao encontro das necessidades dos empreendedores que estão instalados em São Torcato ou que podem vir a instalar-se. Com este projeto alcançamos já um conjunto de novos projetos para a Vila, que permitirão fixar emprego e população, um dos principais desígnios deste executivo da Junta de Freguesia.

Neste projeto está ainda a ser integrada a parte turística, com empresários do sector interessados em explorar a riqueza da Vila, desde a sua história, cultura e património natural e edificado. Foi já possível atrair investimento para São Torcato e uma rota dos Tuk-Tuk está já prevista, trazendo turismo à Vila e desenvolvimento económico. São Torcato está assim na linha da frente da oferta de serviços e na aposta no empreendedorismo pois é assim que vejo esta Vila com qualidade de vida mas assente num desenvolvimento sustentável.

© 2020 Guimarães, agora!

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também