A requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ronfe preocupa a CDU. Depois de o presidente da Câmara ter confirmado a sua não execução, na última reunião (Segunda-feira, dia 16 Fevereiro), a CDU entende que aquela USF precisa de uma cobertura nova, a resolução dos problemas de humidade, a mudança de caixilharias das janelas, o que contribuiria para a sua eficiência energética, dando conforto aos que ali trabalham.
Outras melhorias eram importantes na estrutura do edifício e na melhoria das condições de mobilidade e a eliminação de barreiras arquitectónicas, o que aconteceria se as obras fossem executadas com as verbas do PRR.
Dado o facto de a empreitada não ter concorrentes, deixando os concursos desertos, a CDU mostra a sua surpresa por esta obra considerada “estratégica” por Ricardo Araújo – tal como outras em outras USF’s do concelho – não ter uma solução adequada, apesar das afirmações do presidente da Câmara que definiu que “as nossas prioridades reflectem os compromissos assumidos com Guimarães e com os vimaranenses”.
“A CDU manifesta, assim, a sua profunda preocupação com a mudança de plano por parte do executivo municipal de mais este adiamento, que não teve, como em outras obras já adiadas, a promessa por parte do senhor presidente da Câmara da obra vir a ser concretizada” – realça um comunicado esta tarde divulgado.
“A falta de concorrentes nos concursos públicos e o consequente esgotamento dos prazos do financiamento europeu não podem continuar a servir de justificação.”
E reforça que sendo “a requalificação das instalações da USF de Ronfe, uma necessidade urgente, para utentes e profissionais de saúde, a falta de concorrentes nos concursos públicos e o consequente esgotamento dos prazos do financiamento europeu não podem continuar a servir de justificação para o eterno adiamento desta intervenção”.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



