Sofia Ferreira admitiu a concretização de outros projectos complementares da nova rede de transportes públicos.
Na cerimónia de apresentação da Guimabus, a empresa que nos próximos 10 anos vai ter a concessão do transporte público do concelho de Guimarães, a vereadora do Ambiente e Transportes declarou que “estão reunidas as condições para concretizarmos o sonho de colocar ao serviço da comunidade uma oferta de transporte público rodoviário de passageiros mais alargada, mais acessível, atractiva, mais inclusiva, ambientalmente mais sustentável e potenciadora da coesão social e territorial do nosso Município”.
Assinala que “o caminho que percorremos para chegar aqui foi longo, complexo e desafiante” deixando sinais de que a nova rede de transportes, vai “contribuir de forma concreta e significativa, para a melhoria da qualidade de vida dos vimaranenses”.
“Estamos perante uma verdadeira e positiva revolução em termos de mobilidade”.
Defendeu que “estamos perante uma verdadeira e positiva revolução em termos de mobilidade”, um processo que continuará na estratégia de Transporte Público para Guimarães com o desenvolvimento e concretização de outros projectos complementares, nomeadamente “a optimização do serviço ferroviário, a implementação de um sistema de transporte público em via dedicada e a implementação do transporte de passageiros flexível”.
Esta estratégia abrange respostas para “situações de baixa procura na generalidade das freguesias do concelho”.
Recordou que o regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros foi aprovado em 2015 com alterações das regras aplicáveis aos modelos de gestão e à prestação de serviço público.
Foi esse regime que fez com que Guimarães assumisse o desafio ao constituir-se como Autoridade Municipal de Transportes, e desde então desenvolvesse todo o processo para a nova concessão que se inicia a 1 de Janeiro de 2022. “Uma das primeiras a operar a nível nacional e aquela que contará com o maior número de veículos novos eléctricos na sua frota” e que exigiu do Município “um investimento, na ordem dos 15 milhões de euros” – disse.
O novo modelo de serviço público de Transporte Rodoviário de Passageiros de Guimarães “foi realizado de forma cuidada, participada, com o objectivo de responder à nova realidade do território”, provocado pelo desenvolvimento ocorrido ao longo dos anos, de promover uma mudança positiva e estruturante da mobilidade em todas as freguesias do nosso concelho, de responder à necessária melhoria da frota, ao aumento da oferta disponível, ao compromisso com a descarbonização e a uma mudança de paradigma na gestão do serviço.
“Introduz melhorias significativas no serviço prestado e suportada nas novas tecnologias da informação”.
Sofia Ferreira distingue as concessões anteriores da que vai agora ser iniciada, pelo facto de “deixamos de ter numa exploração de rede urbana e de um conjunto de operadores no restante território concelhio, para passarmos a ter a funcionar uma concessão global, de âmbito municipal, que introduz melhorias significativas no serviço prestado e suportada nas novas tecnologias da informação”.
Elencou depois as melhorias registadas no serviço a prestar com o alargamento da oferta para mais de 800 mil quilómetros ano (superior em 30% à actual), novas linhas e mais horários, integração de linhas urbanas e municipais, num serviço único, articulado com a rede supramunicipal no âmbito da CIM do Ave.
Acrescem ainda a melhoria da frota através de 22 autocarros eléctricos novos e redução da idade máxima dos autocarros não eléctricos. A frota proporcionará um acesso por um piso rebaixado, acessível a pessoas de mobilidade reduzida, o conforto dos veículos com ar condicionado e wi-fi.
Um novo tarifário, que abrange todo o concelho, foi criado e que se articulará com a rede da concessão operada pela CIM do Ave. O transbordo entre linhas sobrepostas será despenalização, os horários são adoptados em função da conveniência do público.
Sofia Ferreira agradeceu ao novo concessionário “todo o empenhamento e esforço” na implementação desta operação. “Sabemos que são nossos parceiros e que estão determinados a dar o melhor para o sucesso deste importante projecto” – concluiu.
📸 Município de Guimarães
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.