O serviço que a nova concessionária de transportes colectivos vai prestar em Guimarães foi apresentado no dia 13 de Dezembro, dia em que celebram 20 anos da classificação como património da Humanidade.
A associação das datas foi uma opção da Guimabus que a um dia festivo para a cidade e para o concelho quis juntar a certeza de que então anunciava a “criação de uma rede de transportes públicos da máxima qualidade”.
Fernando Salgado, CEO, da empresa admite que a nova concessão e a entrada em funcionamento do novo serviço terá um grande impacto social e económico no concelho, uma vez que a comunidade no seu todo será servida por uma rede de qualidade.
Servir Guimarães, os vimaranenses e todas as pessoas que nos visitam, estudam ou trabalham, é um propósito da Guimabus que alia a ambição e o compromisso da empresa com um serviço marcado pela inovação, fiabilidade, qualidade e segurança.
O CEO da Guimabus e do grupo Vale do Ave Transportes que opera há 30 anos no sector do transporte turístico em Portugal e no estrangeiro, quer, nos próximos 10 anos – período da concessão – estar ao serviço de todas as gerações, das crianças que precisam do transporte para a escola, dos jovens que estudam na Universidade, e as pessoas de todas as profissões que procuram uma solução de mobilidade.
“A Guimabus é uma empresa de vimaranenses para vimaranenses” – sublinha Fernando Salgado que apresenta a sua empresa como “uma marca de confiança, para servir os idosos e os turistas”.
A partir de 1 de Janeiro de 2022, a Guimabus começa “uma nova era no serviço público de transporte colectivo de passageiros no concelho de Guimarães”.
“O transporte público vai subir para um novo patamar em Guimarães”.
Fernando Salgado acredita que “o transporte público vai subir para um novo patamar em Guimarães”. E a missão da Guimabus será a de “transportar pessoas, com segurança, conforto e pontualidade, oferecendo um atendimento de excelência”.
Adianta que será “com o nosso trabalho diário, e contando sempre com a parceria efectiva da Câmara Municipal” que será possível “ambicionamos o reconhecimento e a confiança da comunidade vimaranense”.
Criar uma rede de transportes que sirva o mais possível todo o concelho e que, ao mesmo tempo, faça a ligação às redes intermunicipais e à ferrovia, representa um trabalho de grande complexidade e de grande responsabilidade, a que a Guimabus não se furtará. E que será um enorme desafio a que pretende “responder com enorme distinção”.
“Vamos conseguir prestar um serviço de máxima qualidade e fazer desta concessão um exemplo para o País”.
O CEO da empresa concessionária acredita e faz fé que “vamos conseguir prestar um serviço de máxima qualidade e fazer desta concessão um exemplo para o País”, com mais linha e mais quilómetros de rede, com mais e melhores autocarros.
A frota de autocarros tem incorporada tecnologia que melhora a experiência do cliente em viagem, com acesso à internet a bordo e as relações com os utentes e clientes será sempre directa, utilizando o site, uma aplicação e as redes sociais.
Com mais linhas na zona urbana, com a garantia de maior conforto dos passageiros em todas as deslocações, e todos os outros factores que distinguem a concessão e garantem um bom serviço ao cliente, Fernando Salgado admite que o sucesso da Guimabus “será o sucesso do concelho de Guimarães e da capacidade empreendedora de todos os vimaranenses”.
Internamente, a Guimabus, vai garantir mais postos de trabalho – actualmente são 134 pessoas, algumas das quais são oriundas dos Transportes Urbanos de Guimarães. E identifica-se com “a estratégia de Guimarães ser um concelho que faz do ambiente e da sustentabilidade bandeiras da acção municipal”.
A concessão iniciará a 1 de Janeiro a sua operação com uma frota moderna, na qual se destacarão os 22 autocarros eléctricos, a que acrescerão mais quatro até ao final do ano.
Fernando Salgado não esconde a sua ambição e a do grupo a que pertence: “ser uma referência no sector dos transportes pesados de passageiros, oferecendo as melhores soluções de mobilidade, proporcionando a satisfação dos clientes, promovendo um excelente ambiente de trabalho, bem como o crescimento sustentável da empresa e a sua responsabilidade social”.
E ao mesmo tempo poder dizer que “Guimarães terá a maior frota de autocarros eléctricos do país!”
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.