O sistema que foi apresentado ontem, no Dia Mundial da Água, funciona por radiação ultravioleta e complementa os equipamentos existentes. Trata-se de tecnologia de ponta largamente utilizada na Europa.
Armindo Costa e Silva, presidente do conselho de administração da Vimágua, explicou que “a dose de luz UV utilizada no tratamento de água potável não altera a constituição química da água, portanto, nenhuma característica físico-química natural da água é alterada e nenhum agente químico é introduzido na água, sendo uma tecnologia largamente utilizada na Europa”. A radiação UV desinfecta a água danificando o material genético das bactérias, protozoários e vírus, tornando-os inviáveis.
“A tecnologia de topo da Vimágua para fazer com que a água chegue a nossas casas em excepcional condição…”
A apresentação deste sistema contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que destacou “a tecnologia de topo da Vimágua para fazer com que a água chegue a nossas casas em excepcional condição”, sublinhando ainda a importância de “cuidar do rio Ave e defender o bem precioso que é a água potável”.
Com este sistema de desinfecção por UV, a Vimágua robustece o seu processo de tratamento da água. Paralelamente, foram realizados outros investimentos, que importaram o montante de cerca de 190 mil euros, na substituição da conduta de entrada de água no Reservatório R0 por outra de maior diâmetro e na instalação de nova conduta para aspiração dos grupos eletrobomba de elevação para os Reservatórios da Pégada e de Ponte, e cerca de 95 mil euros, na construção de caleiras técnicas.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.