Foi lançada oficialmente, a plataforma T-Invest, uma nova ferramenta ao serviço de cidadãos e empresas, e que disponibiliza informação sobre os incentivos e apoios concedidos nos diferentes municípios do País.
«Hoje é um momento de grande satisfação pelo lançamento desta plataforma, com informação oficial, actualizada e comparável que é um projeto de coesão territorial. As equipas dos municípios têm aqui uma montra, um espaço único para divulgarem aquilo que fazem pelas suas gentes, pelos seus territórios», disse a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na sessão de apresentação.
A Ministra afirmou que «este é um instrumento fundamental de planeamento do nosso desenvolvimento regional, mas também de planeamento para utilizarmos os fundos europeus».
O T-Invest é de «simples acesso porque temos numa única plataforma, num único visualizador, informação atualizada. Não só para cidadãos e empresas, mas também para quem faz planeamento, quem quer captar investimento para o território, disponível às instituições de ensino, que são absolutamente determinantes nas nossas estratégias de desenvolvimento regional, e às associações empresariais, aos municípios e freguesias», destacou.
Ana Abrunhosa assegurou que «o T-Invest está preparado para crescer, evoluir, prestar mais informações e para tratar o território de forma mais sistémica» e referiu que, a breve prazo, « será alargada à Madeira e aos Açores».
«Trata-se de um projeto que promove a própria concorrência e comparação entre os municípios, o que é bom porque serve também como fonte de inspiração para fazer mais e melhor», disse a Ministra. «Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas», concluiu.
Tudo o que precisa de saber sobre incentivos e apoios
«Esta plataforma surgiu da constatação de que, apesar de existirem instrumentos a nível regional que permitiam às empresas e aos empreendedores conhecerem a realidade empresarial de cada região, não havia nenhuma ferramenta a nível nacional que agregasse toda essa informação» explicou o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
O primeiro objetivo foi disponibilizar «em qualquer ponto do território, em qualquer município do País, que áreas de localização empresarial existem, quais são os lotes livres e que áreas têm, qual é a infraestruturação existente, se há escolas de formação profissional naquela zona, a que distância ficam de nós rodoviários, aeroportos e portos».
Num segundo momento, a ferramenta – que inicialmente se dirigia apenas às empresas – passou a incluir informação útil para todas as pessoas e famílias, que «poderão ver o que cada município lhes pode oferecer ao nível da habitação, programas de apoio social, preço da água praticado, pequenas coisas que podem ajudar o nosso dia-a-dia, e, sobretudo, permite fazer opções de forma informada, caso, por exemplo, queiram mudar de município», disse o Secretário de Estado.
Carlos Miguel disse ainda que esta plataforma pode ser usada para dar visibilidade «aos territórios, mostrando a sua atractividade, e que apesar de estar dirigida às empresas e aos empreendedores, às pessoas e às famílias, vai seguramente servir o Governo, as CCDR, as CIM, os municípios e todos quantos a queira usar».
O Secretário de Estado frisou ainda que a ferramenta foi construída prevendo que possa ter mais funcionalidades no futuro: «esta chave de fendas tem todas as possibilidades para se transformar num canivete suíço».
Dos 278 municípios do Continente, 260 aderiram já à plataforma, «mas só ficaremos satisfeitos quando tivermos os 278 e chegarmos aos 30 das Regiões Autónomas», disse Carlos Miguel.
«O nosso trabalho para o futuro será o de cativar e mobilizar os municípios para a plataforma, no sentido de a atualizarem, em parceria com as CCDR, para ser um instrumento vivo», concluiu.
O projeto do T-Invest foi coordenado pelo Ministério da Coesão Territorial, dinamizado em estreita articulação com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e com as Câmaras Municipais do continente. Contou com o financiamento da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, através do Portugal 2020.
T-Invest em números:
- 249 Municípios (com incentivos para as famílias)
- 229 Municípios (com incentivos para as empresas)
- 359 Áreas empresariais (com lotes disponíveis)
📸 Direitos Reservados | in: portugal.gov
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.