20 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Selho S. Jorge: seis meses depois a normalidade chega à autarquia

Quase seis meses depois das eleições autárquicas, a normalidade foi instalada na freguesia, com um acordo entre a Coligação Juntos por Guimarães e a CDU.


Ao ganhar as eleições autárquicas de 26 de Setembro, a Coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) teve dificuldades em formar o executivo da Junta de Freguesia.

Sem maioria – obteve apenas seis mandatos em 13 – apenas o cidadão eleito presidente da Junta – António José Ribeiro – passou a exercer funções. Por várias vezes, o elenco apresentado para a Junta pelo presidente eleito não teve acolhimento favorável.

A Junta de Freguesia funcionou até 24 de Fevereiro de 2022 com o presidente eleito e quatro vogais da anterior Junta de Freguesia eleita em 2017.

Uma anormalidade que a lei consagra de misturar autarcas eleitos em duas eleições diferentes, apenas no órgão executivo, já que a Assembleia de Freguesia reuniu, diversas vezes, para votar a composição da Junta que foi sempre adiada.

Só agora, a Coligação Juntos por Guimarães (JpG) se entendeu com a CDU que passou a ter um membro na Junta, como cargo de secretário.

Este acordo permite a governação da Freguesia, durante o mandato, uma vez que a CDU garante a aprovação de planos de actividades e orçamentos anuais.

A Junta de Freguesia de Selho S. Jorge é agora composta por:

  • António José Ribeiro (presidente) coligação PSD/CDS-PP
  • Maria Conceição Silva (tesoureira) coligação PSD/CDS-PP
  • Ângela Alves (vogal) coligação PSD/CDS-PP
  • Sílvia Pereira (vogal) coligação PSD/CDS-PP
  • Nuno Rego (secretário) CDU

Já a mesa da Assembleia de Freguesia é presidida por José Campos e por Clara Abreu e Sofia Canário como secretários, todos eleitos pela Coligação JpG.

Curiosamente, em ambos os órgãos da Freguesia de Selho S. Jorge há uma maioria de mulheres: a Junta tem três contra dois homens e a mesa da Assembleia tem duas contra um homem.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também