As eleições para a Assembleia de Freguesia serão repetidas, a 10 de Outubro, por se ter registado um empate entre as candidaturas do PS e da Coligação Juntos por Guimarães (JpG).
A Assembleia de Apuramento Geral dos resultados das eleições autárquicas de 2021, reuniu, esta manhã, pela primeira vez.
E logo foi confrontada com uma reclamação, feita na noite das eleições, e constante da acta de uma das mesas de voto.
Presidida pelo Dr. José Luís Cruz Pinto Marques, Juíz do 4º Juízo Civil de Guimarães, a assembleia já decidiu pela anulação do voto que deu vantagem a Lucinda de Fátima Gonçalves Oliveira, candidata do Partido Socialista. A habitual cruz não foi colocada por um cidadão, substituída por outro sinal que não foi considerado como revelador da vontade do eleitor em escolher a candidata socialista.
Assim, Lucinda de Fátima Gonçalves Oliveira, do Partido Socialista, Tiago João Matos Rodrigues, da Coligação Juntos por Guimarães e José Manuel Pereira Mendes, da CDU, voltarão a disputar os votos dos 3202 eleitores inscritos naquela união de freguesias.
Recorde-se que votaram 1989 cidadãos, sendo que se registaram 77 votos em branco e 25 nulos. A candidata do PS obteve 893 votos, o candidato da coligação PSD/CDS obteve 892 e o da CDU registou 102 votos. Esta votação dava cinco (5) mandatos para o PS e quatro (4) para a CJpG, ou seja Lucinda Oliveira teria a maioria absoluta neste cenário eleitoral.
Agora, tudo está em aberto para um segundo escrutínio onde poderão votar todos os eleitores já inscritos, incluindo os que não votaram, sendo o resultado imprevisível, tal como o era antes das eleições do último Domingo.
Apesar de ainda não ser divulgada a data sabe-se que a mesma poderá ocorrer a 10 de Outubro (Domingo), dados os prazos e passos definidos na lei.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.