Numa intervenção sobre o início do ano escolar, Ricardo Araújo lembrou as propostas feitas “e se já faziam sentido há um ano, hoje ainda mais se justificam”.
A agenda do líder do PSD para a educação não abrangeu apenas os apoios com material escolar e outros encargos que as famílias suportam com os seus filhos mas passou também pelas obras necessárias no parque escolar.
“O apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense.”
“Há um ano – recordou Ricardo Araújo – apresentamos uma proposta para apoiar o material escolar das famílias”, propostas que se mantêm actuais “e que ainda hoje se justificam”, num contexto “ainda mais difícil para as famílias”. O vereador social-democrata reitera que “o apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense”.
Mais contundente, Ricardo Araújo lembra que “as famílias vimaranenses apenas não têm hoje mais apoios para suportar as despesas escolares porque o PS não quer”. A proposta do PSD defende a atribuição de um vale a todos os alunos matriculados em Guimarães até ao ensino secundário para ser descontado no comércio local na compra de material escolar. Lamentou ainda que a gestão socialista voltasse a ser “insensível a este terceiro aspecto do custo que as famílias têm que suportar no início de cada ano escolar”.
Sobre o estado do parque escolar, reiterou as preocupações com as obras necessárias nas escolas de Creixomil, Abação, Cruz de Argola e Pevidém. Afirmou que nas escolas de Urgezes e Creixomil a chuva entra nos pavilhões o que afecta a actividade desportiva escolar e a promovida pelos clubes.
“A Câmara de Guimarães é a que mais investe na educação, um valor imenso em apoios diversos, como lanches, livros.”
Ainda na reunião, Adelina Pinto, vereadora da Educação, sustentou que “a Câmara de Guimarães é a que mais investe na educação, um valor imenso em apoios diversos, como lanches, livros”. E reafirmou que “temos uma factura social que comprova estes apoios”.
Justificou que “não há nenhuma criança que esteja a passar dificuldades”, lembrando que “gastamos 500 mil euros em fotocópias”.
Sobre os pavilhões desportivos informou que “são equipamentos que precisam de constante intervenção” e que “os projectos dessas obras estão a ser feitos”.
Há escolas em Guimarães que estão abertas desde as 07h30 até às 18h00 e isso pressupõe uma utilização maior do parque escolar. Adelina Pinto afirma que “investimos sem tirar o pé do acelerador”.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.