13.8 C
Guimarães
Sábado, Abril 20, 2024

Ecovia: BE apresenta projecto para a sua criação

Foi entregue na Assembleia da República, um projecto de resolução para com a ecovia recuperar e preservar o património natural e cultural do Ave.


Na justificação que apresentou, no Parlamento, o Bloco de Esquerda, esclarece que a promoção, com as autarquias locais, da criação da ecovia do Ave, ao longo das suas margens, para circulação a pé ou de bicicleta, deve garantir a igualdade de acesso e usufruto.

Ao mesmo tempo advoga “uma intervenção minimalista no terreno, de modo a assegurar a integridade da paisagem, do património e da biodiversidade”.  

E também, em articulação com as autarquias locais, que se adopte um plano de despoluição e recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Ave, cumprindo o disposto no nº 6 da Resolução da Assembleia da República nº 63/2017, de 17 de Fevereiro. 

O BE vai mais longe e pede a inventariação e preservação do património arquitectónico, histórico e cultural existente nas margens do rio Ave. 

Relembra o Bloco de Esquerda que “tem alertado para a ocorrência de descargas poluentes em rios e ribeiras da bacia hidrográfica do rio Ave, através, por exemplo, de perguntas dirigidas ao Ministério do Ambiente (Pergunta 1341/XII/4) e à Comissão Europeia (Pergunta E-004538/2021)”.

“Esses alertas demonstram a insuficiência das respostas do Governo para a erradicação da poluição nesta bacia hidrográfica.”

Sublinha que “esses alertas demonstram a insuficiência das respostas do Governo para a erradicação da poluição nesta bacia hidrográfica”, pelo que entende necessário reforçar com meios humanos, técnicos e financeiros para melhorar a fiscalização das descargas no Ave e afluentes, bem como o tratamento de efluentes.

Além disso, é também preciso criar melhores condições de acesso às margens do Ave para aproximar as pessoas do valioso património natural deste rio, sensibilizando-as para a necessidade de recuperação e preservação de habitats e espécies ribeirinhas. Para isto, a criação de uma ecovia que permita a circulação pedonal ou ciclável pelas margens do rio afigura-se como um importante projecto para valorizar e recuperar o património natural do Ave, sustenta no projecto apresentado na AR.

📸 Município de Guimarães

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também