Apesar da desigualdade que se faz notar na gama de produtos, as exportações têxteis e vestuário continuam a registar crescimento.
A ATP regista que, em Agosto, o cenário de exportações mantenha tendências políticas, mesmo que o crescimento não seja em igual em toda a gama de produtos do sector.
A evolução regista uma evolução de 10% relativamente a Agosto de 2019. Nos primeiros oito meses do ano, as empresas têxteis exportaram 3,6 mil milhões de euros, registando um aumento de 1,2% face ao mesmo período de 2019.
Os produtos que têm reportado melhores desempenhos (comparativamente com Janeiro a Agosto de 2019) são: roupas de cama, mesa, toucador ou cozinha, com um acréscimo de quase 79 milhões de euros (+25%); camisolas, pulôveres, cardigãs, coletes e artigos semelhantes, de malha, com um acréscimo de 61 milhões de euros (+22%); artefactos têxteis confeccionados, incluídos os moldes para vestuário, com um acréscimo de 28 milhões de euros (+125%); fatos, conjuntos, casacos, calças, jardineiras, bermudas e calções (shorts), de malha, de uso masculino, com um aumento de 26 milhões de euros (+45%); e, finalmente, vestuário e seus acessórios, de malha, para bebés, com um acréscimo de 14 milhões de euros (+29%).
Exportações (principais clientes):
Em Milhões € | Jan-Ago 2019 | Jan-Ago 2020 | Jan-Ago 2021 | Evol.21/20 | Evol.21/19 | Peso 21 |
---|---|---|---|---|---|---|
Espanha | 1088 | 785 | 910 | 15,9% | -16,4% | 25% |
França | 455 | 499 | 522 | 4,7% | 14,7% | 15% |
Alemanha | 298 | 297 | 286 | 7,7% | 5,5% | 9% |
EUA | 229 | 209 | 313 | 5,2% | 5,2% | 9% |
Reino Unido* | nd | nd | 263 | nd | nd | 7% |
Itália | 213 | 184 | 237 | 29,1% | 11,6% | 7% |
Países Baixos | 155 | 135 | 178 | 31,5% | 15,1% | 5% |
Suécia | 71 | 62 | 81 | 30,2% | 14,6% | 2% |
Bélgica | 66 | 70 | 74 | 5,9% | 12,0% | 2% |
Dinamarca | 54 | 55 | 69 | 24,3% | 27,8% | 2% |
Intra UE (27) | 2612 | 2282 | 2613 | 14,5% | 0,0% | 73% |
Extra UE (27) | 928 | 785 | 969 | 23,3% | 4,4% | 27% |
Mundo | 3540 | 3067 | 3582 | 16,8% | 1,2% | 100% |
*excepto Irlanda do Norte |
Todavia, a recuperação no sector não é homogénea, existindo actividades e produtos que continuam a sofrer dificuldades de recuperação, evidenciadas pelos desempenhos nas exportações (com implicações para as actividades que estão a montante da sua produção), sendo os mais afectados os seguintes:
- fatos de saia-casaco, conjuntos, casacos, vestidos, saias, saias-calças, calças, jardineiras, bermudas e calções, de uso feminino, em tecido: quebra de 64 milhões de euros (-30%);
- fatos, conjuntos, casacos, calças, jardineiras, bermudas e calções, de uso masculino, em tecido:
quebra de 54 milhões de euros (-30%); - t-shirts, camisolas interiores e artigos semelhantes, de malha: menos 32 milhões de euros (-5%);
- tecidos contendo, em peso <85%, de fibras sintéticas descontínuas: menos 23 milhões de euros (- 40%);
- camiseiros, blusas, de uso feminino, em tecido: menos 20 milhões de euros (-11%).
Destinos com maior crescimento em termos absolutos (2021/2019):
(acréscimo em milhões de €) | Evolução | |
---|---|---|
Reino Unido* | 263 334,1 | nd |
França | 66 896,3 | 14,7% |
EUA | 56 267,8 | 24,6% |
Itália | 24 640,8 | 11,6% |
Países Baixos | 23 379,2 | 15,1% |
*excepto Irlanda do Norte |
Em termos de mercados, destacam-se as exportações direccionadas a França (acréscimo de 67 milhões de euros (+15%), EUA (aumento de 56 milhões de euros/ +25%) e Itália (mais 25 milhões de euros/ +12%).
No período em análise e comparando com 2019, as exportações para Espanha, principal cliente da ITV portuguesa, registaram uma quebra de 178 milhões de euros, tendo sido o destino mais afectado.
A balança comercial do sector registou um saldo positivo de 1 039 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 141%.
📸 Jean-Luc Valentim
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