O balanço do Plano de Acção para a Sustentabilidade da fileira do Calçado em Portugal vai dar a conhecer também, as novas soluções para o futuro.
A APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), apresentaram o “Plano de Acção para a Sustentabilidade na Fileira do Calçado em Portugal”, há cerca de um ano.
O plano apresentado na LIPOR continha dezenas de medidas e definia uma meta particularmente ambiciosa: Portugal quer ser a grande referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis no sector do calçado.
“Trata-se de um documento ímpar na economia portuguesa, ao procurar criar um pensamento sectorial estruturado, visando responder, de uma forma integrada, aos diferentes domínios da sustentabilidade. Este documento é uma ferramenta essencial para o reposicionamento estratégico do sector na cena competitiva internacional”, diz Luís Onofre, presidente da APICCAPS.
“O nosso objectivo é que a indústria portuguesa de calçado seja líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis…”
Em termos práticos, este plano de acção está dividido em três eixos (Planeta, Pessoas e Empresas), apresenta mais de 12 medidas, distribuídas por cerca de 50 acções. “O nosso objectivo – defendeu o presidente da APICCAPS – é que a indústria portuguesa de calçado seja líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis”. Desenvolvimento de novos materiais, rastreabilidade das matérias-primas, informações sobre os produtos, pegada ambiental dos produtos ou eficiência energética são algumas das acções a desenvolver.
“O último ano foi muito exigente, mas nem por isso o processo de inovação e de desenvolvimento de novas soluções abrandou. Foi um ano decisivo para a criação de uma rede de mais de 50 parceiros entre empresas, entidades do sistema científico e tecnológico ou mesmo de universidades”, adiantou Maria José Ferreira, coordenadora do “Plano de Acção para a Sustentabilidade na Fileira do Calçado em Portugal”.
O balanço do trabalho efectuado será apresentado na Segunda-feira e há novas soluções de futuro para serem conhecidas. Por esse motivo, a APICCAPS e o Centro Tecnológico vão promover, de 1 a 5 de Fevereiro próximo, a “Semana da Responsabilidade Ambiental na Fileira do Calçado”, que tem como grande objectivo apresentar novos desenvolvimentos que permitiram ao sector reduzir a pegada ecológica.
Trata-se de um evento essencialmente digital, com debates variados, mas complementares, sobre temas tão actuais como a eficiência energética, a economia circular ou os novos materiais, acolhendo mais de 150 especialistas de vários países.
Caberá ao Ministro do Ambiente e Acção Climática, João Matos Fernandes, abrir oficialmente esta semana temática, que contará ainda com intervenções de fundo de entidades internacionais como H&M ou Cotance, a Confederação Europeia da Indústria de Couro. O futuro do couro e a emergência de novos materiais será um dos temas fundamentais desta iniciativa, que contará ainda com empresas de nova geração como Marita Moreno ou Zouri.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.