1.5 C
Guimarães
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023

Vitória: vencer num relvado que não favorece o seu estilo de jogo

O Vitória volta ao Jamor para defrontar o Belenenses num relvado mal tratado que pode condicionar o estilo de jogo que João Henriques tem adoptado desde que chegou a Guimarães.


Não é uma condicionante ou sequer desculpa. O treinador do Vitória não tem dúvidas de que o estado do relvado do “Jamor” não é o mesmo das finais da Taça, sobrecarregado que está com os jogos do Belenenses SAD. João Henriques teme pelas consequências na saúde dos seus jogadores, uma vez que o risco de lesão é evidente.

“O jogador sente-se desconfiado, pois tem receio da lesão e de perder a bola em zonas proibidas, a forma como abordam os duelos e as segundas bolas também é diferente” – declarou na antevisão do confronto de amanhã, no estádio nacional, a partir das 21 horas.

Para evitar especulações sobre a sua apreciação ao estado do relvado, João Henriques, deixa claro que “não vou dizer que estas condições beneficiam o Belenenses”, mas o facto é que a equipa de Belém tem vantagem porque “estão mais habituados a jogar lá, pelo menos de 15 em 15 dias e não é por acaso que o Porto empatou lá e o Braga perdeu”.

Reconhece que a condição do relvado pode não servir para todas as equipas. “É natural – explica – que as que jogam mais em construção e tenham mais iniciativa de jogo sintam mais dificuldades. Os próprios guarda-redes têm de abordar os lances de uma forma diferente. Enfim, há uma série de condicionalismos evidentes. Nunca poderá servir de desculpa, porque ambas as equipas são prejudicadas, mas é um relvado que apresenta uma incerteza muito grande e só prejudica o espectáculo e a qualidade do jogo.”

Recorde-se que o Belenenses é uma de quatro equipas que conseguiram levar de vencida o Vitória nesta temporada, no campeonato. O jogo disputado logo na primeira jornada serve de aviso para a dificuldade do próximo jogo.

“Em casa conseguem melhores resultados. É uma equipa muito difícil de ultrapassar, bem organizada e que sofre poucos golos. Têm uma das melhores defesas do campeonato. Empataram e venceram com equipas que estão nos seis primeiros lugares. Por outro lado, o Belenenses é uma das equipas classificadas abaixo do sétimo lugar e, por isso, vende sempre muito cara cada derrota. Tem vários empates e algumas vitórias. É uma equipa muito competitiva, com individualidades que podem resolver jogos” – salientou o treinador.

“Temos aproveitado esta concentração para criar laços no grupo…”

O Vitória está a cumprir estágio em Rio Maior, uma opção que se prende com o desgaste das viagens. E uma oportunidade que João Henriques aproveita para ligar ainda mais o grupo. “Jogámos Sexta-feira na Luz e voltamos a jogar amanhã no Jamor. Só isso já implica um desgaste acrescido. Temos aproveitado esta concentração para criar laços no grupo. Apanhei o comboio em andamento. Só tive tempo para treinar e jogar”.

Com o adiamento do jogo com o Farense, o Vitória ainda não realizou todas as partidas referentes à primeira volta, mas os resultados que conseguiu nas outras 16 jornadas deixa João Henriques confiante para o que vem dos 17 jogos da segunda volta.

“Temos nesta altura 30 pontos e a nossa intenção é fazer igual ou melhor. Teremos de continuar a ser consistentes, com qualidade, sabendo ultrapassar as adversidades e sabendo que mais lá para frente todos vão querer pontuar para atingir os seus objectivos. Vai ser cada vez mais difícil, mas queremos continuar a melhorar a nossa performance e classificação” – concluiu.

Lista de convocados: Bruno Varela, Easah Suliman, Abdul Mumin, Marcus Edwards, Bruno Duarte, Ricardo Quaresma, Gideon Mensah, Rochinha, Falaye Sacko, Pepelu, Lyle Foster, Rúben Lameiras, Wakaso, Matous Trmal, Oscar Estupiñán, Jorge Fernandes, Jhonatan, Zié Ouattara, André Almeida, Luís Esteves, André Amaro, Tomas Händel, Noah Holm e Miguel Luís.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também