Acabou o seu campeonato à 33ª jornada e foi ao Dragão no fechar da competição consciente de que jogar com o FC Porto quando o título ainda estava em disputa, era apenas para cumprir calendário.
Ainda para mais que, entrando com 11, dois minutos depois do apito inicial do árbitro, Tomás Händel foi expulso e jogar com 10 era uma espécie de machadada final e fatal nas aspirações vitorianas, se é que havia algumas.
O Porto foi demolidor, jogando para justificar um título que já estava perdido porque o Benfica tinha dois pontos de avanço e um adversário dócil para enfrentar, por sinal, o último da tabela já despromovido.
Neste contexto, o Porto haveria de mostrar todo o seu potencial desportivo marcando golos que são o espelho da classe dos seus jogadores e de jogadas bem construídas, evidenciando qualidades que marcam a diferença entre as duas equipas.
Jogando no Dragão, o Vitória olhava para o sul do país, em Portimão, onde jogava o Arouca, a única equipa que lhe podia tirar o 5º lugar.
E de facto, Antony (49’) abriria o marcador em Portimão, logo seguido de um segundo golo que Jisu Park (51′) marcou na sua própria baliza.
Todos estes factos mostraram com clareza que o Vitória terminou, de facto, a sua participação nesta Liga na jornada anterior. E tudo o que pudesse obter, como colheita final, nunca viria do que se passava no Dragão mas no Estádio de Portimão.
O Vitória foi ultrapassado perto da meta, como numa maratona, consciente de que o 5º lugar foi oferecido ao Arouca com quem o Vitória apenas fez um ponto (0-2 em Guimarães e 2-2 em Arouca).
Como conclusão final, o que aconteceu no Dragão não alterou nada do que já estava escrito nas estrelas.
O Vitória alinhou com: Bruno Varela, André Amaro, Ibrahima Bamba, Tounkara, Miguel Maga, Tomás Händel, Dani Silva (Matheus Índio 58’), Afonso Freitas (Hélder Sá 45’), Jota Silva (Zé Carlos 22’), Jonhston (Tiago Silva 22’), André Silva (Anderson Silva 75’).
Amarelos: Dani Silva (40’), Afonso Freitas (44’), Tounkara (62’), Tiago Silva (71’), Hélder Sá (72’), Matheus Índio (89’).
Vermelhos: Tomás Händel (2’).
📸 Vitória SC
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.