O tenista vimaranense, de 32 anos, conseguiu o seu quarto título do ténis profissional e internacional, depois de 2018 quando foi campeão pela última vez no ATP Tour.
Nesta longa espera, João Sousa passou por múltiplas vicissitudes na sua carreira e nos dois últimos anos viveu o seu pior momento.
Classificado no 137º lugar do ranking ATP, João Sousa chegou à Índia com uma vontade enorme de vencer. Na final, derrotou o finlandês Emil Ruusuvuori por 2-1 (7-6, 4-6 e 6-1) com que selou o seu último título até ao momento.
Jogando no Tata Open Maharashtra in Pune, Sousa marcou de forma inigualável o seu retorno aos triunfos, com emoção vincada visível nas declarações que fez quando se classificou para a final, numa meia-final épica contra Elias Ymer.
“Passei nos últimos dois anos, por momentos difíceis e ganhar o título hoje foi um sonho que se tornou verdadeiro”.
“Foi uma grande semana para mim” disse Sousa depois de ganhar o título. “Como disse ontem, passei nos últimos dois anos, por momentos difíceis e ganhar o título hoje foi um sonho que se tornou verdadeiro”.
Acrescentou, ainda, que “se há seis meses me perguntassem se poderia estar numa final, eu diria que não” – revela no site oficial do ATP Tour.
A sua determinação fez com que voltasse ao esplendor da sua carreira vencendo o jovem tenista finlandês, de 22 anos Ruusuvuori, um dos mais excitantes tenistas jovens no actual panorama do ATP Tour que venceu recentemente Felix Auger-Aliassime no Australian Open.
João Sousa reconheceu que o seu adversário da final não seria uma “pêra doce”. “Sei que é um grande tenista, que joga ténis com qualidade e criou algumas dificuldades. Eu teria de fazer sempre o meu jogo para ganhar” – concluiu.
📸 ATP Tour
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.