6.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Ginástica Rítmica: europeu de 2020 agendado para Dezembro

A Câmara Municipal de Guimarães e a Federação de Ginástica de Portugal, candidataram-se à organização do 13º campeonato europeu de TeamGym, uma modalidade de ginástica rítmica.


O comité executivo do European Gymnastics confirmou a retirada da Dinamarca da organização do campeonato europeu, de ginástica artística e abriu a porta a Portugal e a Guimarães para tentarem a realização da edição de 2020, adiada pela pandemia da covid-19. Se for possível, a realização daquela prova internacional, em ginástica, a data marcada é de 1 a 4 de Dezembro, deste ano.

Ricardo Costa, vereador do Desporto, justifica a candidatura de Guimarães não apenas com a vontade de voltar a dar vida ao pavilhão Multiusos, um espaço de excelência para eventos desportivos de cariz internacional como manter um diálogo aberto com a European Gymnastics, de modo a garantir, no futuro, a realização de outros eventos na ginástica.

Também, o desejo de voltar a afirmar Guimarães no panorama dos eventos europeus e internacionais, cuja “capacidade de organização já foi demonstrada pela cidade de Guimarães”. Agora, mais, numa perspectiva de “um regresso da normalidade à actividade desportiva, nacional e internacional”

“As excelentes condições que agora existem em Guimarães devem ser conhecidas no mapa da ginástica internacional…”

“Preparamos o futuro na perspectiva de ultrapassar o momento de pandemia. O Multiusos de Guimarães tem sido um dos palcos principais da actividade gímnica que vem acontecendo em Portugal, com uma forte tradição e aposta no desporto, tanto nacional como internacional, sendo disso exemplos a realização do Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica e 8ª Competição Mundial de Grupos (2018), a Taça do Mundo de Ginástica (2019) e as Superfinais de Ginástica (2018 e 2020). As excelentes condições que agora existem em Guimarães devem ser conhecidas no mapa da ginástica internacional, trazendo ao município e ao nosso país, a elite dos representantes da modalidade ao nível europeu”, afirmou Ricardo Costa.

©GA!

O Campeonato Europeu em TeamGym é um dos mais jovens eventos europeus de ginástica e ocorre a cada dois anos. O primeiro Campeonato da Europa – então chamado Euroteam – foi realizada na Finlândia em 1996 e o primeiro Campeonato Europeu oficial, na Suécia em 2010 que também incluiu equipas juniores. Ao longo destes anos tem reunido um conjunto cada vez maior de praticantes em Portugal e no estrangeiro, sendo crescente o número de países que desenvolvem actividade nesta disciplina da modalidade.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também