6.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

UMinho: Joana Marques Vidal preside ao conselho geral

São 23 membros, representativos dos professores, investigadores, estudantes, funcionários e da sociedade.


Joana Marques Vidal, antiga Procuradora-Geral da República, foi eleita como presidente do órgão colegial máximo de governo e decisão estratégica da universidade, para o próximo quadriénio.

Neste órgão da UM estão representados professores e investigadores já eleitos, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão, quatro estudantes também eleitos. Para este órgão foram indicados seis elementos externos, entre os quais foi eleito o presidente e vice-presidente.

Na apresentação pública dos novos membros, Joana Marques Vidal agradeceu a confiança depositada, admitindo a hesitação aquando do convite para integrar o órgão. “Seria uma inconsciência não ter hesitado. Hesitei pela importância das funções deste órgão, pelo âmbito alargado das suas competências, pela noção da responsabilidade”, confessou a magistrada, que foi apontada para o lugar de presidente numa reunião que antecedeu a sessão de apresentação pública daquele órgão.

Joana Marques Vidal confessou que a sua hesitação “durou talvez 12 horas” porque “tive a noção de que seria membro externo de um órgão colectivo que tem a sua legitimidade não só na academia, mas também de representação da comunidade em que se insere”.

“Serei mais uma entre aquilo que será a responsabilidade de um conselho que tem uma comissão tão plural e diversificada”, justifica a ex-procuradora, acrescentando ainda a importância das universidades no desenvolvimento dos países e criação de conhecimento, a própria imagem da UMinho e o tratamento que recebeu nas várias visitas que fez à academia minhota foram outros dos argumentos que a ajudaram a ultrapassar a hesitação inicial. “Contem com o meu empenho e rigor” prometeu a nova presidente.

Além de Joana Marques Vidal, entre os elementos externos estão os nomes de Ángel Carracedo Álvarez, António Carlos Rodrigues, Joaquim Castro de Freitas e Marta Mestre.

O presidente cessante, Valente de Oliveira, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, apontaram os desafios que a academia minhota tem pela frente.

Agradeceu o apoio que recebeu de toda a comunidade durante o seu mandato e sublinhou que os tempos que vivemos “não são fáceis”, com desafios que impõem “uma necessidade enorme de entrosamento entre os geradores de conhecimento e aqueles que o vão operacionalizar”.

“Impõe-se urgentemente complexificarmos aquilo que produzirmos no mercado. Se não tornarmos mais complexo, com mais valor acrescentando e, portanto, pago a melhor preço tudo aquilo que fizermos, não conseguiremos responder ao desafio”, defendeu o ex-presidente do Conselho Geral, salientando que este pressuposto implica uma ligação mais forte entre o tecido produtivo e as fontes do conhecimento.

O reitor Rui Vieira de Castro aclarou que os principais desafios que se colocam hoje à UMinho, começam desde logo, pelo plano financeiro, nomeadamente o subfinanciamento que afecta todo o ensino superior, mas que, por condições que se prendem com o seu crescimento, “impactam particularmente a UMinho”, recordando que o financiamento do Orçamento de Estado apenas cobre 70% dos encargos com os recursos humanos da academia minhota.

A consolidação do corpo de investigadores, a renovação do corpo docente, o reforço de apoio aos estudantes e a modernização administrativa dos serviços da universidade são outros dos desafios apontados pelo reitor.

© Direitos Reservados

Presidente: Maria Joana Raposo Marques Vidal
Vice-Presidente: António Carlos Fernandes Rodrigues
Secretária: Sandra Cristina Almeida Paiva

Representantes dos Professores e Investigadores: Tiago Filipe Silva Miranda, Luís Alfredo Martins do Amaral, Tiago José Quinteiros Lopes Henriques Silva, Ana João Gomes Rodrigues, Patrícia Espinheira Sá Maciel, Sandra Cristina Almeida Paiva, Maria Cláudia Gonçalves Cunha Pascoal, João Manuel Cardoso Rosas, Luís António Martins Santos, Delfina Rosa Rocha Gomes, Joana Rodrigues Arantes Silva, Paulo Alexandre Costa Araújo Sampaio

Representantes dos Estudantes: Rui Jorge Machado Oliveira, André Francisco Soares Carvalho Alves Teixeira, Ricardo Duarte Faria Lopes, Ana Margarida Silva Gonçalves

Representante do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão: Victor Manuel Sousa Rego Duarte Soares

Membros Externos Cooptados: Ángel Maria Carracedo Álvarez, António Carlos Fernandes Rodrigues, Joaquim Agostinho Castro de Freitas, Manuela da Assunção Borges Vaz Soares, Maria Joana Raposo Marques Vidal, Marta Alexandra Teixeira Mestre

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também