12.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

SMS: exibe exemplar de Os Lusíadas no 10 de Junho

Economia

No âmbito da celebração do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades – a Sociedade Martins Sarmento terá em exposição o exemplar da primeira edição de 1572 de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, existente na biblioteca da instituição.

Em 1572, Luís Vaz de Camões levou à estampa, com o apoio do Rei D. Sebastião e com o parecer favorável do Censor do Santo Ofício, o texto épico – Os Lusíadas, composto em dez cantos e impresso, por duas vezes no referido ano, tendo subsequentes impressões ao longo dos tempos, quer na língua original quer traduzido em outras línguas.

📸 Direitos Reservados

A biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui várias edições desta obra, algumas delas de considerável valor bibliográfico e patrimonial, de onde se destaca um dos poucos exemplares identificados da primeira impressão da edição de 1572. Segundo os especialistas, o exemplar da biblioteca da Sociedade Martins Sarmento é designado de Princeps por apresentar características textuais e gráficas, estas últimas no frontispício, diferentes daquelas que se identificam nos livros da segunda impressão do mesmo ano.

O raro exemplar estará em exposição na sala de leitura da biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, no dia 10 Junho, das 14h30 às 17h30, e a entrada é livre.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias