23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Sezim Music Series: um festival dedicado ao Jazz marcado para Abril

Economia

Tem a direcção artística de Vasco Dantas e conta com concertos de Mário Laginha, Vasco Dantas, João Barradas, Joel Cardoso, Isabel Vaz, Ricardo Gaspar e Marco Rodrigues.

A primeira edição desta nova iniciativa com o selo Music Series Festivals, em três concertos imperdíveis, realiza-se de 26 a 28 de Abril.

O festival ‘Sezim Music Series’, promovido pela Music Series Festivals e Portugal em Movimento, terá a sua primeira edição na histórica Casa de Sezim, em Guimarães.

O pianista Vasco Dantas é o director artístico e o programa inclui exclusivamente a participação de relevantes músicos nacionais, com reconhecida carreira internacional, dedicados ao repertório clássico e jazzístico.

Mário Laginha, Vasco Dantas, João Barradas, Joel Cardoso, Isabel Vaz, Ricardo Gaspar, Marco Rodrigues abrem a primeira edição desta nova iniciativa com o selo Music Series Festivals, em três concertos.

O projecto conta com a parceria do Município de Guimarães, integrando-o no seu ciclo de programação anual ‘Abril com Cantigas de Maio’, com uma programação ecléctica e para todos os públicos, que valoriza a excelência da criação e interpretação artística nacionais.

Casa de Sezim em Guimarães. © Direitos Reservados

A Ajuda de Berço, associação de solidariedade social, beneficiará de 10% da receita do festival. Ajuda de Berço é uma casa de acolhimento residencial que existe para dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas.

A centenária Casa de Sezim será o grande palco deste novo festival Music Series. Através de um cocktail, servido após cada um dos concertos, toda a audiência poderá usufruir dos magníficos interiores desta casa, onde se destacam os bicentenários papéis panorâmicos Zuber, que retratam cenários idílicos americanos, como as ‘cenas da América’, também presentes na sala dos Diplomatas na Casa Branca (Washington, EUA); cenários indianos e também literários, como a sala do Dom Quixote.

Neste cocktail, que contará com a presença dos artistas, será indispensável o vinho verde típico da região, um autêntico ex-líbris da região do noroeste português, incluindo o vinho produzido pela Casa de Sezim.

O projecto artístico Music Series Festivals, surge com o principal objectivo de apoiar e promover a divulgação a nível nacional e internacional de jovens artistas portugueses, na área da música erudita. Visa também a criação de uma rede nacional e internacional de festivais de música, com destaque para a música erudita, valorizando a excelência musical nacional. Tem na sua génese o festival ‘Algarve Music Series’, fundado em 2016, pela violoncelista Isabel Vaz e pelo pianista Vasco Dantas, que assumem a direcção artística do projecto. Em 2022, o projecto cresce para a vila de Avis, no Alto Alentejo – Avis Music Series. Sob a alçada deste projecto, surgiu também no Algarve, o ‘The Piano Concerto Festival’, em 2023, evento de cariz pedagógico e performativo, que oferece a oportunidade única a jovens pianistas de ensaiar, gravar e apresentar-se publicamente com uma orquestra profissional.

Em Dezembro de 2024 terá lugar a primeira edição do ‘Teatro del Lago Music Series’, no mítico e magnífico Teatro del Lago, na Patagónia do Chile a 1000km a sul de Santiago.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias