23 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ordem Afonsina: promove evento em honra de D. Afonso Henriques em Zamora

Economia

No dia 9 de Fevereiro de 2023 uma representação da Grã Ordem Afonsina deslocou-se a Zamora para definir com os seus parceiros espanhóis a organização conjunta do evento AFONSO HENRIQUES – ZAMORA 23 (AHZ23).

Segundo a Ordem, esta iniciativa é um marco no desenvolvimento das relações de amizade e cooperação com entidades e colectividades nacionais e espanholas interessadas em aprofundar o conhecimento histórico sobre o Primeiro Rei de Portugal, em especial aquelas que se situam em locais que foram palco dos principais factos históricos por ele protagonizados.

“A figura de D. Afonso Henriques merece respeito, admiração e afecto fora das fronteiras nacionais.”

Na reunião estiveram presentes diversas instituições como a Fundación Rei Afonso Henriques, Cabido da Catedral de Zamora, Ayuntamiento de Zamora e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora y Municipios Limítrofes. No final destes encontros “ficou bem patente que a figura de D. Afonso Henriques merece respeito, admiração e afecto fora das fronteiras nacionais”.

A investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro é um facto histórico tradicionalmente assinalado em Zamora no dia de Pentecostes de cada ano, com manifestações promovidas pelo Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora, uma associação que envolve os 26 municípios limítrofes de Zamora.

📸 Direitos Reservados

Este ano este evento decorrerá nos dias 29 e 30 de Abril e, do lado português, contará com a co-organização da Grã Ordem Afonsina e da Sociedade Histórica da Independência Nacional, numa iniciativa que promoverá uma escultura/homenagem a Afonso Henriques, uma celebração litúrgica na Catedral de Zamora e uma peça de teatro de recriação histórica dedicada a Afonso Henriques.

Em Portugal, a representação da Grã Ordem Afonsina foi recebida em Bragança pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, a quem apresentou o projecto “Via Regis Alphonsi” (o Caminho do Rei Afonso) uma rota internacional por superfície que descreve os caminhos e lugares percorridos por Afonso Henriques na construção da primeira Portugalidade.

A Grã Ordem Afonsina entende que a revelação desta narrativa, promovendo a interligação entre elementos históricos, cidades e vilas e marcos de fronteira da campanha afonsina, quer em Portugal quer em Espanha, poderá ser uma forma “bastante válida de se promover a importância dos eventos que levaram à fundação da nacionalidade portuguesa”. Segundo a Ordem, esta iniciativa foi bem recebida pela Secretária de Estado, tendo ficado acertados futuros desenvolvimentos.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias