8.8 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

Obelisco: arte de Dinis Ribeiro em exame nacional de Matemática

Cerca de 50 mil alunos, do 9º ano de escolaridade, ficaram a conhecer a arte de Dinis Ribeiro, através do obelisco que serviu de enunciado ao exame.


Para muitos foi uma surpresa, para o autor foi apenas uma simples coincidência de que a arte que se faz em Portugal e os seus artistas também pode ser divulgada, sob outras formas e meios.

O escultor sentiu-se orgulhoso por ver o obelisco que construiu para homenagear a comunidade educativa de Ponte, lembrado e citado num exame nacional do 9º ano de escolaridade. 

© Direitos Reservados

Dinis Ribeiro destaca “o bom exemplo e a pedagogia que os autores do exame fizeram, servindo-se de exemplos concretos, do que nos rodeia e com a qual convivemos no dia a dia, contribuindo para a sua divulgação junto dos mais jovens não apenas da arte que se faz em Portugal e dos seus autores”.

O volume geométrico de 6,3 metros de altura, com a forma de um obelisco, constituído por um prisma rectangular recto e por um tronco de pirâmide, foi erigido em Ponte, quando se pretendeu homenagear a comunidade educativa. 

Na cotação da prova, uma das respostas sobre o volume geométrico da obra, tinha um dos valores mais altos (6) do exame.

O enunciado da pergunta era concreto e claro pois identificava o autor da “obra do escultor vimaranense Dinis Ribeiro” e do seu propósito “construído para homenagear a comunidade educativa da freguesia de Ponte, em Guimarães”.

Dinis Ribeiro tem tido “a felicidade” de ver a sua arte associada à comunidade em geral e o seu reconhecimento fez com que o presidente da Câmara, Domingos Bragança, o tenha convidado para conceber uma estátua sobre Vímara Peres, projecto ainda não concretizado.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também