4.3 C
Guimarães
Domingo, Janeiro 29, 2023

Museu Alberto Sampaio: Diabo mostra a sua presença na cultura popular

Tem o nome de “Expo Diabólica” e vai mostrar-se na sala do Capítulo, do Museu Alberto Sampaio, de 2 a 31 de Maio.


É mais uma exposição temporária mas desta vez dedicada ao Diabo, personagem ligada à religião e que em parte alicerça a cultura popular. Em várias peças de olaria, da autoria de Joaquim Salgado Almeida, podemos contemplar o Diabo, a partir do dia 2 de Maio. Nesse repositório, ver-se-á como esta personagem que ninguém sabe quem é ou viu, mostrar-se-á de diversas formas, na ilusão do pintor vimaranense.

Noutra vertente, a ‘Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular’ apresenta obras criadas em Barcelos, por artesãos locais, que são pertença de Fernando Capela Miguel. Metade delas foram desenhadas pelo próprio coleccionador e executadas por encomenda.

A “Expo Diabólica” será, assim, um encontro de dois professores, cuja arte segue por variantes diferentes, a da pintura e a da escrita.

Capela Miguel estudou Antropologia e tem-se dedicado ao estudo da cultura popular. É também autor de dois livros sobre temáticas relacionadas com o Diabo, que são o resultado do trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos.

Uma dessas obras, “Contos e Lendas do Diabo em Guimarães”, será apresentada no dia da inauguração da exposição, dia 1 de Maio, pelo professor doutor Fernando Azevedo, da Universidade do Minho.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também