10 C
Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

CCVF: uma visita orientada e ‘Um Teatro (para ver) por dentro e por fora’

Economia

É um convite para os mais novos mas estende-se a todos. São momentos artísticos “com forte dinâmica de interacção e novos conhecimentos sempre a fluir”, de 19 a 22 de Dezembro.

O Centro Cultural Vila Flor, abre as portas e mostra-se para que possa ser visto nas suas entranhas. Local e casa de espectáculos, o CCVF comemora o ‘tempo natalício’ para além da tradição.

Há propostas artísticas em formato de oficinas para as crianças, onde a natureza é o mote, nas suas múltiplas dimensões. São vários os artistas desafiados para criarem e apresentarem oficinas que explorem a criatividade através da cianotipia, do desenho inconvencional, da impressão em tecido e dos objectos mágicos.

PUB

O dia 9 de Dezembro (15h00) leva-nos até ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) para nos deixarmos orientar e aventurar na companhia de João Lopes orientará a visita ‘Um Teatro por dentro e por fora’. Nas visitas a este espaço que é também um teatro, cada grupo é recebido com um percurso desenhado à medida da sua curiosidade, experiências e propósitos, com a magia a começar fora do palco, deixando-nos surpreender com lugares habitualmente reservados aos artistas e profissionais do teatro.

“Enquanto percorremos os vários locais (interiores ou exteriores), vamos explorando os bastidores de uma casa de espectáculos e descobrimos os segredos de uma caixa negra que tem o poder de transformar realidades e universos, ao mesmo tempo que vamos conhecendo a história do teatro e a evolução do espaço cénico ao longo dos tempos” – lê-se na nota divulgada a propósito deste evento.

Esta visita especial ao CCVF está acessível pelo valor de 2€, mediante inscrição prévia através do formulário disponível, aqui.

Estes dias de fruição e novas experiências, nomeadamente artísticas, destinados aos mais pequenos a partir dos seis anos de idade, percorrem vários espaços culturais a cargo de A Oficina, iniciando-se a 19 de Dezembro (Terça-feira) no CCVF com a oficina ‘Sombras sobre Azul’, da responsabilidade de Hélder Magalhães. Nesta oficina de cianotipia é pretendido explorar a magia da imagem, e das suas sombras, através da revelação de plantas, ou parte delas, flores, folhas, galhos, sobre o azul ciano.

Há actividades na Casa da Memória (Quarta-feira, 20 Dezembro), uma viagem por entre a tradição têxtil e os bordados.

Na Casa da Memória de Guimarães (CDMG) para um dia em que ninguém sairá de bolsos vazios. Viajando por entre a tradição têxtil e os bordados de Guimarães, ‘Sonhos de Bolso’ é uma oficina de técnicas de impressão em tecido com Teresa Arêde ao leme para dirigir os jovens participantes a desenharem sonhos, aqueles que sonhámos ontem e os que sonhamos para o futuro.

© Direitos Reservados

No Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) os mais novos terão duas oficinas que já se encontram esgotadas – (Quinta e Sexta-feiras, 21 e 22 Dezembro), a oficina de modelação em barro e escrita criativa, ‘Objectos Mágicos’, dirigida por Maria Fernanda Braga e Teresa Arêde.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias