Sapadores Florestais: CIM do Ave apoia com biotrituradores

Quatro biotrituradores ficam ao serviço dos Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave para as acções de protecção contra os riscos de incêndios.


Servem para eliminar os sobrantes das florestas e dos jardins municipais. E são ferramenta útil em todas as acções destinadas a proteger os territórios da NUT III Ave – que agrupa oito concelhos.

Com estes equipamentos, os Municípios de Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras e Mondim de Basto, Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso e respectivos Sapadores Florestais vão poder garantir ainda mais a prevenção contra incêndios pela eliminação completa de sobrantes que resultam das podas das bermas de estradas e dos jardins municipais. O Município de Famalicão é o único desta comunidade que não consta da lista.

© Direitos Reservados

Os biotrituradores foram adquiridos pela CIM do Ave, numa candidatura feita ao PO Norte 2020 que ajuda os Municípios não apenas na aquisição de equipamentos como na implementação de acções de sensibilização direccionadas a toda a população, com o objectivo de valorizar a floresta e evitar comportamentos de risco.

“A Região Norte, face à elevada ocupação florestal, é anualmente fustigada por um elevado número de incêndios, que colocam muitas vezes em causa a segurança das populações. Os municípios da NUT III Ave viram aqui uma oportunidade para dotar o território com biotrituradores, possibilitando, assim, a eliminação dos sobrantes provenientes das acções desenvolvidas pelos Sapadores Florestais, sem recurso ao uso do fogo” refere uma nota da CIM do Ave.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,753FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também