18.8 C
Guimarães
Sexta-feira, Setembro 29, 2023

Vitrus: Recolha de Orgânicos aumentou 150% nos primeiros meses do ano

Economia

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou 150%, entre os meses de Janeiro e Maio deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado.

A Vitrus já recolheu mais de duas mil toneladas de orgânicos em 2023 (2093,62 toneladas), resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da cidade (Oliveira, São Paio e São Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes. A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica.

O processo de recolha implica um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela Vitrus Ambiente, numa operação que pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho neste alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de 4 mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos, número que já foi largamente ultrapassado.

A população das freguesias abrangidas nesta primeira fase da recolha de orgânicos pode ainda adquirir o contentor gratuito, devendo apresentar a factura de resíduos/Vimágua, nos seguintes locais: junta de freguesia (conforme o horário); Laboratório da Paisagem (todos os dias das 08h00 às 21h00) e parque da Mumadona (de Segunda-feira a Sábado). No contentor orgânico poderá colocar os seguintes resíduos: restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objectos compostáveis.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias