18.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Resíduos: recolha cresce com abrangência de mais território

Economia

Foram mais de seis mil toneladas de orgânicos recolhidos no ano de 2023. O balanço é da Vitrus Ambiente, a empresa municipal a quem a Câmara atribuiu a responsabilidade da recolha.

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou cerca de 700% durante o ano de 2023, para mais de seis mil toneladas de orgânicos.

PUB

Este crescimento é o resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da cidade (Oliveira, São Paio e São Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.

“A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica” – revela a empresa, em comunicado.

© Direitos Reservados

Acrescenta que o processo de recolha implicou um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela Vitrus Ambiente, numa operação que chegou a cerca de 55 mil habitantes do concelho. O processo começou com a recolha na cidade, numa primeira fase iniciada em 2022. E no alargamento às freguesias da periferia, o universo potencial de habitantes englobava mais quatro mil pessoas. Foram recolhidas, então, 915 toneladas de resíduos orgânicos.

A Vitrus procedeu, entretanto, à implementação de mais de duas centenas de contentores para o depósito de resíduos orgânicos, na nova operação de alargamento. E fez um apelo à população para efectuar a separação no sentido de garantir o seu reaproveitamento para a criação de composto que serve como um fertilizante natural.

Todo este processo foi realizado em articulação com o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias