13.3 C
Guimarães
Domingo, Junho 16, 2024

Município: Gabinete de Gestão do Arvoredo

Economia

Guimarães tem, desde o final do ano passado, um Gabinete de Gestão do Arvoredo criado no Laboratório da Paisagem, projecto que será um contributo para a gestão e monitorização do património arbóreo da cidade. Reconhecido como um concelho com grande presença de arvoredo, mesmo em contexto urbano, o Município de Guimarães reforça agora a sua aposta na gestão e manutenção do território, através desta nova valência.

Alguns dos objectivos do recém-criado gabinete passam pela realização de inspecções ao arvoredo urbano, a protecção de árvores ameaçadas, o registo e levantamento do património arbóreo, a supervisão e aconselhamento das práticas de podas de árvores ou a formação e sensibilização para a importância do arvoredo. Esta valência irá auxiliar o trabalho já realizado pela Divisão de Estrutura Verde e Biodiversidade do Município de Guimarães.

“Cabe-nos criar as melhores condições possíveis para uma gestão e monitorização assertivas.”

📸 GA!

Segundo a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, “esta é mais uma forte aposta do Município na área ambiental”. “Sabemos que Guimarães tem um património arbóreo de excelência, mas cabe-nos criar as melhores condições possíveis para uma gestão e monitorização assertivas, através da integração, da investigação e da educação ambiental”, acrescenta a responsável.

Este projecto resulta do Ecossistema de Governança Guimarães 2030 e procura dotar o Município das melhores valências, transformando-o num território mais verde e resiliente.

O Gabinete de Gestão do Arvoredo do Laboratório da Paisagem estará também disponível para a prestação de outros serviços fora do concelho de Guimarães, numa lógica de partilha de boas práticas na área da gestão do arvoredo.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias