9.4 C
Guimarães
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Mobilidade: Fundo Ambiental define projecto de BRT entre Guimarães e Braga

Economia

Foi publicado em Diário da República, com data de 13 de Março, um despacho emanado do Gabinete do Ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2023 e que define os projectos que serão alvo de financiamento (despacho nº 3355-A/2023). No despacho, na área temática de Transportes e Mobilidade Sustentável, está inscrita uma verba de 1 milhão de euros destinada ao projecto de ligação por BRT (Bus Rapid Transit) entre Guimarães e Braga.

A decisão da tutela acontece na sequência de um conjunto de diligências que ao longo dos últimos anos têm vindo a ser encetadas com o objectivo de colocar em cima da mesa a agenda da neutralidade climática e da sustentabilidade ambiental e, no caso concreto, a reestruturação da rede de transportes públicos de passageiros na área geográfica do Quadrilátero Urbano (Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos).

Recorde-se que há bem pouco tempo foi apresentado e colocado à discussão, em Assembleia Municipal, o Estudo de Apoio à Decisão para a interconectividade de Guimarães com a ferrovia de Alta Velocidade, elaborado por uma equipa da Universidade do Minho coordenada pelo professor José Mendes. Este foi um instrumento que veio permitir reunir as informações técnicas necessárias para uma tomada de posição política que o Município fez chegar ao governo central, através de vários ofícios e reuniões solicitadas para o efeito.

“O que está previsto e que certamente está a ser estudado pela Câmara é um objectivo estratégico nosso, que queremos que avance.”

Também recentemente, em declarações à SIC, o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, considerou a ligação entre Guimarães e Braga, e até à futura estação de Alta Velocidade, um objectivo estratégico do Governo, no que considerou um quadro ambicioso no âmbito do Portugal 2030. “O que está previsto e que certamente está a ser estudado pela Câmara é um objectivo estratégico nosso, que queremos que avance”, disse.

Com a publicação do despacho, está dado o passo inicial para a ligação por via dedicada entre Guimarães e Braga, e à estação ferroviária de Alta Velocidade, por Metrobus ou por Metro Ligeiro de Superfície.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias