23 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Green Week: ambiente junta dança, com música e sustentabilidade

Economia

Não é um bailado natural mas a celebração da semana verde animada por iniciativas que decorrem entre 31 de Maio e 2 de Junho.

A conferência Missão 100 Cidades – Guimarães 2030 pode ser a que tem mais substância e conteúdo. Mas juntar os concertos dos HMB e Tiago Nacarado e Siga a Farra pode suscitar mais atenção e afluência de público, à alameda São Dâmaso.

No fundo, o que a Câmara quer é aumentar “a sensibilidade dos cidadãos para a importância do meio ambiente”, a sua conservação. Fóruns, oficinas, workshops e mesas-redondas, são uma grande variedade de propostas culturais para todas as idades.

‘O futuro da mobilidade urbana’, o Fórum da Juventude: Cidades do Futuro, e o espectáculo de dança de parede vertical do grupo AIRA Vertical Wall Dance e para a Silent Party, podem ser atractivos.

Ao longo de todo o evento, irá decorrer também a II Feira Ibérica de produtos de bolota, coexistindo com mercados e com a zona de alimentação. Haverá ainda um conjunto diverso de actividades e espaços de diversão para os mais pequenos. 

Conferência Missão 100 Cidades e HMB marcam arranque

O primeiro dia da Green Week ficará marcado pela conferência Missão 100 Cidades – Guimarães 2030, que se realizará na Sexta-feira, dia 31 de Maio, às 16h00.

Durante a sessão, será apresentado o novo website Guimarães 2030, estando também no programa uma análise ao desenvolvimento do Pacto Climático de Guimarães, iniciativa promovida pelo Município que visa envolver os cidadãos, empresas, instituições e o Município numa acção colaborativa para a descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030. 

Destaque ainda para a mesa-redonda, em que será debatida a importância das estratégias locais para a transição climática, que conta com a participação de Domingos Bragança (Município de Guimarães), José Pimenta Machado (Agência Portuguesa do Ambiente), Gabriela Uchoa (NetZeroCities), Jorge Portugal (COTEC) e Bruno Veloso (ADENE).

À noite, o evento continua com grande animação, com a dança e a música a assumirem um papel central. Às 22h00, o grupo AIRA Vertical Wall Dance sobe ao “palco” da Torre da Alfândega para um entusiasmante espectáculo de dança de parede vertical. Às 22h30, as atenções viram-se para os HMB, que prometem um concerto com muita alma em que ninguém vai ficar parado. 

© Direitos Reservados

O futuro das cidades e da mobilidade

No Sábado, dia 1 de Junho, às 15h00, a sustentabilidade volta a estar sob os holofotes do palco Green Week, durante a mesa-redonda ‘O futuro da mobilidade urbana’. As ‘Cidades do Futuro’ serão o tema central do Fórum da Juventude agendado para as 17h00, e os contributos de jovens vimaranenses, como Rui Oliveira, adjunto da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, do empresário Miguel Soares e da cantora Maria João Soares

Após o pôr-do-sol e a actuação do grupo Toda a Gente, será a vez de um nome conhecido dos portugueses “reconquistar” o público vimaranense. A partir das 22h00, Tiago Nacarato irá demonstrar todo o seu talento e garra, que o tornaram um dos cantautores mais completos da música portuguesa actual, num concerto íntimo, mas que promete grande furor.

Para terminar a noite, o largo do Toural recebe a Silent Party, uma festa que vai pôr centenas de pessoas a dançar e a cantar, de auriculares nas orelhas e onde o silêncio é a palavra de ordem.   

Projectos com impactos positivos na comunidade 

Já a manhã de Domingo ficará marcada pelo diálogo, com a realização de duas mesas-redondas. A primeira, a partir das 09h00, será emitida em direto na rádio TSF. Às 15h00, a ‘Economia Social e Valor Social’ estarão em destaque, através da apresentação de projectos com impactos positivos na comunidade. O encerramento da Green Week ficará a cargo do grupo Siga a Farra, seguindo-se a performance do Guimagym e um Sunset DJ

Refira-se que a Green Week assume-se como mais um marco no compromisso de Guimarães com a sustentabilidade, na caminhada para alcançar o título de Capital Verde Europeia em 2026.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias