Depois de três edições realizadas em Angola, o MCA Group, com sede em Guimarães, lançou, em Portugal, o ‘MCA Impact Fund Portugal 2026’, uma iniciativa de responsabilidade social desenvolvida em parceria com a GRACE – Empresas Responsáveis e o Ave Social Hub, que atribuirá um donativo de €10.000 a um projecto com impacto positivo nas comunidades da região Norte.
O programa destina-se a associações, organizações sem fins lucrativos, startups de impacto social, grupos universitários e outras entidades legalmente constituídas que desenvolvam projectos nas áreas da inovação, educação, saúde e cultura, desde que a respectiva sede, execução e impacto directo ocorram em um ou mais municípios integrados na região Norte de Portugal, correspondente à unidade territorial NUTS II Norte.
Com esta iniciativa, o MCA Group pretende promover soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento socio-económico local, estimular o empreendedorismo jovem e académico, fomentar a colaboração entre comunidades, instituições de ensino e tecido empresarial e identificar projectos com potencial de gerar impacto social sustentável.
“Com esta iniciativa, pretendemos apoiar projectos capazes de gerar mudanças concretas e duradouras, potenciando o talento, a inovação e a capacidade transformadora das organizações locais.”
“O MCA Impact Fund reflecte a convicção de que as melhores respostas para os desafios das comunidades surgem, muitas vezes, de quem conhece de perto as suas dificuldades e necessidades. Com esta iniciativa, pretendemos apoiar projectos capazes de gerar mudanças concretas e duradouras, potenciando o talento, a inovação e a capacidade transformadora das organizações locais”, afirma Ana Pereira, administradora da MCA Corporate Services.
“A experiência do MCA Group no apoio a iniciativas de desenvolvimento comunitário em Angola demonstrou a importância de capacitar os agentes locais e de valorizar soluções concebidas para responder aos desafios específicos de cada comunidade. Com o MCA Impact Fund Portugal, procuramos agora replicar essa visão e esse compromisso no contexto nacional”, conclui a responsável.
A edição portuguesa do ‘MCA Impact Fund’ surge na sequência da experiência desenvolvida pelo MCA Group noutros mercados, nomeadamente em Angola, onde o programa já contou com três edições e apoiou diversas iniciativas nas áreas da educação, saúde, cultura e desenvolvimento local, contribuindo para melhorar as condições de vida das comunidades beneficiárias.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas até dia 13 de Novembro, serão avaliadas com base em critérios como a relevância social do projecto, a sua viabilidade técnica e financeira, o potencial de impacto, sustentabilidade e inovação. Após uma fase de pré-selecção, serão escolhidos cinco finalistas que apresentarão os seus projectos perante um júri composto por representantes do MCA Group e da GRACE – Empresas Responsáveis, parceiro estratégico da iniciativa.
O projecto vencedor beneficiará, além do donativo de €10.000 para apoiar a sua implementação, de acompanhamento técnico e mentoria pelo Ave Social Hub, nos termos previstos no regulamento. O parceiro de acompanhamento apoiará a execução do projecto, a monitorização de metas e resultados e a criação de parcerias e condições de sustentabilidade.
Regulamento e candidatura, disponíveis: aqui.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



