MetroBus: Ricardo Araújo esclarece Ricardo Costa que não há marcha-atrás…

Data:

Ricardo Costa antevê uma fluidez anormal na EN 101 – na ligação às Caldas das Taipas – quando a solução MetroBus for implementada.

Este foi o mote da sua intervenção, no período de antes da ordem do dia na reunião da Câmara Municipal, realizada esta manhã.

© Município de Guimarães

O vereador socialista que repetiu estar do outro lado da barricada no que se refere à ligação a Braga, diferente da do actual presidente da Câmara, acentuou a sua defesa – porventura insustentável e mais morosa no tempo -, de uma linha ferroviária que demorará décadas a concretizar e não tem quadro de suporte político do poder actual – como não teve do poder anterior e do seu partido. 

O MetroBus surge como a solução mais aceitável, – quiçá com alguns defeitos – mas já está no terreno com a cobertura governamental – importante para o seu financiamento – e um compromisso do Ministro das Infra-estruturas, com alguns estudos a que se seguem projectos definitivos.

Ricardo Costa tentou ver contradições nas declarações de Miguel Pinto Luz – o Ministro do sector que esteve recentemente em Guimarães para conhecer melhor a solução e dar-lhe sustentabilidade financeira porque é o seu ‘padrinho’ – e para a qual se empenhará na procura e concretização de fontes de financiamento, o que é já um projecto sem retorno. E o mais prático dadas todas as circunstâncias.

Ricardo Costa alimentou, na sua intervenção, mais uma vez a ideia de que a ferrovia resolve a ligação a Braga e coloca Guimarães num dos eixos do desenvolvimento da região. Contudo, não apresentou suporte para a sua implementação, político, financeiro, temporal.

O presidente agradeceu ao vereador do PS a sua intervenção e a oportunidade para esclarecer e tornar claro a realidade de um projecto em curso, com várias apresentações, com visitas do membro do Governo que decide sobre a pretensão. E que sabemos tratará do seu financiamento, utilizando diversas ferramentas e programas.

Ricardo Araújo não vai mudar a bússola da sua orientação política e muito menos desperdiçar tempo em discussões que tiveram o seu tempo, na campanha eleitoral das recentes eleições autárquicas, facto que deixou claro na reunião.

“Não vou contribuir para mais dispersão de discussões de diferentes soluções” – defendeu o presidente da Câmara.

E sem margem para dúvidas, declarou que “estou focado apenas naquilo que me comprometi com os vimaranenses”. A ligação por MetroBus às Caldas das Taipas e ao AvePark é a solução que teve acolhimento eleitoral com a sua eleição.

“Há uma condição para o sucesso do MetroBus que não queremos dispersar.”

Por isso, empenhar-se-á “em tornar o mais rapidamente exequível tecnicamente a solução que defendo”. E mostrou que “há uma condição para o sucesso do MetroBus que não queremos dispersar”.

A solução técnica está tomada, haverá porventura pormenores a cuidar na sua execução mas o que está garantido é:

  • Uma via dedicada e exclusiva para tornar este meio de transporte fiável, de qualidade, que cumpre horários e serve a população;
  • Os condicionamentos que houver serão resolvidos em fase de projecto final e já estão identificados – e estudados – no estudo preliminar;
  • Os constrangimentos que a EN 101 coloca ao trânsito terão solução nas zonas mais críticas em Fermentões (com uma via fora da estrada) e em Ponte;
  • O Ministro das Infra-estruturas (MI) – cuja vinda a Guimarães recentemente foi importante – e pela primeira vez e em todo o seu processo deu respaldo a este projecto, o que nunca aconteceu em governos anteriores; e contribuirá para encontrar a melhor solução do seu financiamento;
  • O MetroBus defenderá os interesses de Guimarães e da região, do país, inclusive, o que leva o MI a apadrinhá-lo; 
  • Também, os tempos definidos para a sua implementação estão gravados no horizonte – e o mandato agora iniciado é o prazo para o concretizar.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Allianz Cup: Câmara Municipal louva Vitória pela conquista

A conquista “inédita e histórica” da Allianz Cup, mereceu...

Guimabus: defende a sua honra e esclarece procedimentos que deram multas contestadas agora por serem desproporcionais

A empresa concessionária do transporte público municipal estranhou a...

Partido Socialista: almoço de Reis com António José Seguro

A concelhia de Guimarães convidou para o seu almoço...

Guimabus: renegociar concessão para melhorar serviço prestado aos cidadãos

Ao mesmo tempo que a Câmara aprovava a aplicação...