11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

CliBrito realiza testes COVID-19

A CliBrito – Clínica Médica e Dentária, realiza testes rápidos, de despiste, em casos de infecção da Covid-19. Este serviço, está disponível para a população em geral ou para grupos, como é o caso de empresas, clubes desportivos ou associações culturais e recreativas.

Este serviço é uma mais valia na área envolvente de Brito, e não só, pois deslocam-se às empresas ou a casa dos pacientes, quando o país e Guimarães se debatem com uma segunda vaga de infecções, por contágio.

Na CliBrito são efectuados dois tipos de testes:

© CliBrito

1) Testes rápidos serológicos (IgM/IgG) – através de uma simples picada no dedo – que permitem saber se está ou já esteve infectado com o Coronavírus e, se a partir dessa infecção, foi possível criar anticorpos, que garantam a sua imunidade. O resultado é obtido em menos de 15 minutos. No entanto, este teste apenas reconhece casos positivos a partir do sétimo dia de infecção, pois é nessa altura que começam a surgir os anticorpos.

Os dados recolhidos através deste teste são, caso o paciente assim o aceite, utilizados pela DGS em estudos para perceber que percentagem da população desenvolveu imunidade à Covid-19 e o número de casos assintomáticos que não foram detectados quando estavam activos.

Os testes serológicos, estão indicados para situações de prevenção ou contágio em empresas que, com regularidade e voluntariamente, queiram testar os seus colaboradores, mantendo assim um rastreio actualizado do pessoal ao serviço, de modo a garantir a segurança de todos e o funcionamento normal da empresa. Mas também pode ser feito por particulares que, por precaução, queiram rapidamente saber se são ou não portadoras do vírus, ou foram no passado.

2) Testes rápidos de Antígeno (Ag), que são efectuados através de uma zaragatoa da nasofaringe, tal como os testes PCR.

Tal como nos testes serológicos o resultado demora menos de 15 minutos, mas com este teste é possível identificar a presença do vírus logo após o período de incubação, que é de 3 a 4 dias.

O teste rápido de Antígeno é muito semelhante ao teste PCR, mas mais económico e rápido, sendo por isso uma solução fiável para quem tenha estado em contacto com pessoas infectadas ou em situações de potencial risco e pretendam saber se estão infectadas com a Covid-19. Até porque a DGS (Delegação Geral de Saúde) por norma não marca testes PCR para assintomáticos a não ser que a proximidade com o paciente infectado seja muito alta, como família que habita na mesma casa. Aconselhando apenas a fazer a quarentena durante 14 dias, mesmo sem realizar o teste.

A CliBrito, dispõem de pessoal especializado, que aconselha o teste ideal a realizar de acordo com a situação. Os testes podem ser feitos na própria clínica, em Brito, ao domicílio de particulares ou nas instalações das empresas e clubes ou associações. Todos os testes realizados na CliBrito estão registados no INFARMED.

Para os escalões e atividades desportivas que não sejam consideradas de alto rendimento, e por isso não são visadas nas medidas excepcionais de apoio do Estado ao desporto, onde está incluída a testagem periódica dos envolvidos. A CliBrito apresenta-se como uma solução para dar início à nova época, e durante a mesma, com a máxima segurança dos atletas, equipas técnicas e árbitros.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também