Allianz Cup: Câmara Municipal louva Vitória pela conquista

Data:

A conquista “inédita e histórica” da Allianz Cup, mereceu um voto de louvor, proposto pelo presidente e que a Câmara aprovou por unanimidade.

Ricardo Araújo, justificou este “facto maior no desporto português” e acrescentou que devido ao Vitória ter sido um vencedor incontestável suscitou “motivo de elevado orgulho colectivo para a cidade de Guimarães”. Até por se tratar de uma primeira vez na competição, facto que enriquece a história centenária do clube.

PUB

Fundamenta o presidente que “a vitória alcançada na final disputada no estádio Dr. Magalhães Pessoa, frente ao Sporting de Braga, por 2-1, representa um momento de excepcional significado simbólico e desportivo, afirmando o Vitória Sport Clube no patamar mais elevado da competição nacional e consagrando, de forma inequívoca, o mérito, a coragem e a ambição de um clube centenário”.

Todos os vereadores concordaram que “o triunfo assume particular relevância por constituir o primeiro título da Taça da Liga na história do clube e o terceiro troféu oficial conquistado em mais de 103 anos de existência, juntando-se à Supertaça de 1988 e à Taça de Portugal de 2012/2013”

“Trata-se de um feito que honra o passado, engrandece o presente e projecta o futuro do Vitória Sport Clube e da cidade que o viu nascer”, lembra o presidente na sua proposta.

“Ao longo da sua história, o também chamado clube do Rei afirmou-se como uma referência incontornável do futebol português.”

Salienta, ainda que “as cores preto e branco, que o Vitória ostenta com nobreza, simbolizam valores de universalidade, inclusão e abertura, reflectindo um clube profundamente enraizado na nossa comunidade e, simultaneamente, aberto ao mundo. Ao longo da sua história, o também chamado clube do Rei afirmou-se como uma referência incontornável do futebol português, com presença digna e competitiva em provas nacionais e internacionais, elevando sempre o nome de Guimarães”.

Por fim, refere que “a conquista da Taça da Liga é expressão directa de um trabalho colectivo de excelência, sustentado na competência, na dedicação e no profissionalismo dos jogadores, na liderança e visão das equipas técnicas, na responsabilidade estratégica dos dirigentes e no contributo indispensável de todos os colaboradores do clube, cuja entrega diária constrói, de forma indelével e decisiva, os alicerces das grandes vitórias”.

Ricardo Araújo entende, também, que “este êxito ultrapassa largamente o plano desportivo, sendo fruto de um trabalho de excelência, assente em dedicação e competência. É uma afirmação da identidade vimaranense, da sua resiliência histórica e da sua capacidade de lutar e vencer com dignidade”

Por isso, ao reconhecer e enaltecer “o mérito de todos os intervenientes que contribuíram para este feito, nomeadamente jogadores, equipas técnicas, dirigentes e colaboradores”, o triunfo do Vitória teve “impacto positivo na projeção nacional e internacional da cidade de Guimarães”, para além de ser “um momento de comunhão entre o clube, a cidade e os adeptos, que reforça o sentimento de pertença e inspira as gerações presentes e futuras a acreditar que, em Guimarães, a ambição caminha sempre lado a lado com os valores”.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Guimabus: defende a sua honra e esclarece procedimentos que deram multas contestadas agora por serem desproporcionais

A empresa concessionária do transporte público municipal estranhou a...

Partido Socialista: almoço de Reis com António José Seguro

A concelhia de Guimarães convidou para o seu almoço...

Guimabus: renegociar concessão para melhorar serviço prestado aos cidadãos

Ao mesmo tempo que a Câmara aprovava a aplicação...

Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo

Foi no período de antes da ordem do dia,...