A escola de Infantes e Cadetes, recebeu as primeiras 19 crianças e jovens, com idades entre os 10 e os 16 anos, no salão nobre do quartel.
O lançamento desta iniciativa teve a presença dos novos elementos e respectivas famílias, marcando o arranque de um projecto que simboliza o futuro da corporação.
“Demonstra a adesão dos mais novos à nossa instituição e à nobre missão de servir.”
“Este é um novo projecto que muito nos orgulha. Demonstra a adesão dos mais novos à nossa instituição e à nobre missão de servir, sendo de extrema relevância para a continuidade geracional, o despertar de vocações e o fortalecimento do sentimento de pertença”, destacou João Pedro Castro, presidente dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG).
Sublinhou ainda a importância da equipa responsável pela iniciativa: “É fundamental agradecer à equipa que liderará este projecto, permitindo a integração progressiva dos mais jovens nas dinâmicas da associação. Reforçamos, assim, o futuro da corporação com elementos motivados e formados desde tenra idade nos valores que regem a nossa missão”.
A criação da escola de Infantes e Cadetes surgiu de forma natural, após a crescente procura pelas actividades dirigidas aos chamados ‘bombeirinhos’, evidenciando o entusiasmo das crianças e das famílias em participar no universo dos bombeiros.
“Reforça a pertinência de criar uma estrutura mais estável e organizada.”
“Estamos muito satisfeitos com a adesão à nossa primeira escola de Infantes e Cadetes, o que reforça a pertinência de criar uma estrutura mais estável e organizada, capaz de canalizar esta motivação e transformá-la num verdadeiro percurso de aprendizagem e crescimento”, referiu o comandante Luís Andrade.
A nova escola representa “um passo fundamental no fortalecimento do envolvimento cívico e comunitário das novas gerações” – salientou.
Formar jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores da cidadania, solidariedade e serviço à comunidade, promovendo, desde cedo, o espírito de entre-ajuda, disciplina, respeito e liderança, através de um calendário próprio de actividades que decorrerá ao longo do ano lectivo 2025/2026 é o objectivo deste programa.
A escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Guimarães propõe-se, assim, desenvolver competências pessoais, sociais e técnicas junto de crianças e adolescentes do concelho, através de actividades formativas, práticas e lúdicas, orientadas por um corpo técnico qualificado e comprometido.
Com esta nova oferta, os BVG reforçam o investimento na formação de cidadãos activos e conscientes, reafirmando o seu compromisso com o futuro da comunidade e a sustentabilidade da instituição.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


