Luís Montenegro: “Saio daqui com a certeza de que no dia 12 vamos reconquistar Guimarães”

Data:

Autárquicas 2025

Partiu da muralha ‘Aqui Nasceu Portugal’ a arruada que do Toural seguiu pela rua da Rainha e chegou à Senhora da Guia.

Foi um momento quente do sentir da coligação ‘Juntos por Guimarães’ que foi engrossando no seu percurso até culminar no São Mamede CAE onde se realizaria “um comício à antiga” como o definiu Ricardo Araújo.

PUB

Um desfile de abraços, reencontros, beijos, sorrisos, acenos, muitas selfies, algumas paragens que controlaram a chegada de Luís Montenegro, presidente do PSD para um envolvimento popular entre candidatos e apoiantes da candidatura dos partidos da AD e cidadãos comuns que estavam no percurso da arruada.

Luís Montenegro, Primeiro-Ministro em funções, presidente do partido era a estrela aguardada para esta acção de campanha repetindo outras presenças em passado recente.

“É impressionante, é contagiante, é entusiasmante, esta força, esta união” – dizia Luís Montenegro sobre a arruada vivida fora do São Mamede. Esse envolvimento levou-o a considerar que “é inevitável que Guimarães vai mudar por esta atmosfera, este ambiente, esta força, esta energia que demonstra a união de uma comunidade”

Acentua, depois, que “Guimarães está reunido enquanto concelho, para a vitória de Ricardo Araújo e dos Juntos por Guimarães”, elogiando a geração que lidera e coordena com visão inter-geracional, citando nomes de Rui Armindo Freitas e César Teixeira.

Sente até que “há um vento de mudança no ar”, tal como já havia sentido nas legislativas. A mobilização de rua, o empenho dos jovens – a quem disse dever o empenho nas eleições para a Assembleia da República, é “o primeiro elemento de uma caminhada que nos levou a ganhar o país e que agora nos levará a ganhar Guimarães e as autárquicas”.

“Nós, também, vamos transformar Guimarães porque os vimaranenses vão confiar em nós.”

Deixou a certeza de que a transformação do país, estender-se-á a este território: “Nós, também, vamos transformar Guimarães porque os vimaranenses vão confiar em nós”, recordando os últimos resultados eleitorais. Reconhece que “os vimaranenses percebem que nós governamos para todos, estamos abertos, chamamos todos para junto de nós” e, por isso, “vale a pena acreditar na coligação Juntos por Guimarães e no país”.

Falou mais vezes de criar riqueza para a distribuir “de forma justa” do que de subsídios para atribuir quando se referia a proporcionar “uma vida melhor aos portugueses”. Foi aqui que falou de “um regime fiscal para os jovens que não tem paralelo na Europa”

“Não vamos fazer como na Câmara (de Guimarães) que engaveta os impostos dos contribuintes, é possível ter baixa de impostos sem desequilibrar as contas públicas, garantindo um país produtivo” – defendeu o líder do PSD.

Num final emotivo, de adesão à causa vimaranense, Luís Montenegro expressou um inegável apoio ao candidato da coligação que junta PSD e CDS-PP.

“Tu tens paixão, tu tens competência, tu tens projecto, tu tens equipa e tens o povo contigo.”

E deixou claro: “Por isso, Ricardo, as tuas preocupações e os teus projectos estão ligados às nossas preocupações e aos nossos projectos para o país. E nós precisamos que Guimarães recupere a sua chama, nós precisamos que o futuro de Guimarães esteja à altura do seu passado mas esteja direccionado para superar o seu passado. Nós estamos aqui para fazer mais do que que eles que aqui estiveram antes. Nós temos ambição, nós temos ousadia, tu tens paixão, tu tens competência, tu tens projecto, tu tens equipa e tens o povo contigo”.

A mensagem daquele que é, também, o chefe do Governo não podia ser mais estimulante, para Ricardo Araújo e para a sua falange de apoio.

“Sim, da saúde à educação, da mobilidade à habitação, no apoio ao movimento associativo, no apoio às políticas públicas que complementam a nossa capacidade, de sermos mais inovadores e mais audazes, na cultura, no desporto, na promoção da criatividade nesta terra donde saímos para construir o nosso país, nesta terra onde juntamos para conquistar a nossa autonomia a nossa soberania, nesta terra tem de haver um governo municipal com espírito de mudança, com espírito de transformação, com espírito de risco, com espírito de vitória, com espírito de futuro e é isso que eu vejo nesta sala por isso saio daqui com a certeza de que no dia 12 vamos reconquistar Guimarães” – concluiu o líder do PSD e Primeiro-Ministro de Portugal.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Vitrus Ambiente: novos administradores para os mesmos objectivos e desafios na limpeza urbana

Entram Alexandre Barros da Cunha e Natália Ribeiro, indicados...

PS: lança contra-ataque à comunicação da Câmara para defesa da herança socialista

A concelhia de Guimarães serviu-se da forma como foram...

Casfig: Eduardo Fernandes escolhido para transformar empresa

Era até agora adjunto do presidente da Câmara, depois...

Modatex: pólo vai para o AvePark e continua em Guimarães

O presidente da Câmara, informou os vereadores que a...