Silvares: trânsito na rotunda com três soluções entre 2021 e 2026

Data:

A Infraestruturas de Portugal (IP) aprovou o projecto e as especialidades para a construção da via segregada da variante de Creixomil que vai libertar tráfego a Norte da rotunda de Silvares, escoado já na via da EN106 que liga a Ronfe e Vila Nova de Famalicão.

A solução proposta pela Câmara Municipal – que a pagará – é a segunda para resolver um conflito de trânsito na entrada e saída Sul da cidade.

PUB

A empreitada vai ser agora posta a concurso, pelo executivo que resultar das eleições de 12 de Outubro. Tem um preço base de 600 mil euros e um prazo de construção de cerca de cinco meses. Tal significa que só poderá ser útil aos automobilistas no segundo trimestre de 2026, se não houver mais atrasos.

Esta nova ligação directa da ER206 para a rua Joaquim Ribeiro de Moura – EN206, tem a forma de uma via de abrandamento e extensão para acumulação de veículos em espera. E incluirá uma rotunda na estrada actual de Creixomil a Silvares.

Depois do desnivelamento da auto-estrada, por túnel, e desta via de abrandamento, haverá ainda uma terceira via, já perto da rotunda e em paralelo à actual que a IP se compromete a construir, sem data marcada.

Via segregada é uma tentativa de escoar o trânsito na saída de Guimarães. © Direitos Reservados

A rotunda de Silvares foi desnivelada em Março de 2021 com o objectivo de melhorar a fluidez e segurança na circulação, com a construção de um túnel sob a rotunda por forma a permitir que o tráfego entre o nó da auto-estrada e a variante de Creixomil, evitasse o atravessamento pela rotunda.

Apesar das melhorias, alguns problemas persistem. E durante as horas de ponta, registam-se filas significativas para os condutores que pretendem aceder à rotunda, especialmente na direcção de Pevidém ou Silvares.

O afunilamento das vias de acesso com uma única via na entrada da rotunda, a visibilidade limitada causada pelos muros de protecção do túnel (já retirados na zona mais crítica), obrigando os condutores sempre a parar antes de entrar na rotunda e a ausência de ramais de acesso directo entre a variante de Creixomil e a EN206 contribui para uma maior procura nesta rotunda. E afectam a vida dos cidadãos que esperam uma eternidade para resolver questões aparentemente simples. De 2021 a 2026 vão cinco anos, um atraso que desespera quem se serve daquela via.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

PDM: 2ª revisão faz marcha atrás para atender reclamações de munícipes

A “reavaliação das participações remetidas pelos munícipes e a...

PDM: está em livro, tem visão, rigor técnico e transparência para desenvolver Guimarães

O Plano Director Municipal (PDM) que ninguém quis discutir...

PDM: aprovação podia ter sido feita porque a Câmara estava em funções

O adiamento do Plano Director Municipal depois de aprovado...

Escola-Hotel: uma visita a terminar o mandato de Domingos Bragança

À beira de se tornar num novo campus universitário,...