À beira de se tornar num novo campus universitário, a Casa do Costeado e o seu logradouro, vê crescer o que será um complexo estudantil do IPCA – Instituto Politécnico do Ave que contou com um forte apoio do Município de Guimarães.
Os cursos de Gestão Hoteleira e Gestão de Actividades Turísticas misturar-se-ão com outros da área do Desporto, o que fará da população escolar ainda na zona de Couros um núcleo com 2 mil alunos, segundo afirmou Maria José Fernandes, presidente do IPCA.
As obras da Escola-Hotel decorreram dentro dos prazos e terminarão, possivelmente, em Julho de 2026. Entretanto, a partir de Fevereiro – no início do 2.º semestre – haverá aulas no ‘Cubo’, um edifício em madeira que receberá a parte pedagógica dos cursos que ali vão ser ministrados.
“Vamos fazer um projecto todo ele inovador” – declarou a presidente do Instituto. Promete que ele marcará uma viragem nas áreas do Desporto e Turismo.

O complexo estudantil do IPCA está fixado num paraíso natural da Quinta do Costeado, com várias espécies arbóreas, vegetais e florais, com uma zona do jardim classificada.
Domingos Bragança e os vereadores visitaram a área em obras, ouvindo as explicações dos técnicos da empresa fiscalizadora, esboçando sorrisos de contentamento e felicidade pelo facto de a obra – executada pelo consórcio NVE/Costeira – não registar incidentes ou acidentes.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



