Vão se sentir alterações na circulação e medidas de pedonalização serão testadas em áreas estratégicas da cidade, no dia 8 de Janeiro.
O Município de Guimarães realiza o segundo teste de mobilidade e reorganização viária em zonas centrais da cidade. Este ensaio expande o teste anterior, englobando a alameda de São Dâmaso, o largo do Toural, a rua de Santo António e o condicionamento parcial da avenida D. João IV, que simulará o impacto da futura requalificação desta via.
A pedonalização limitará o acesso na alameda de São Dâmaso (segmento norte), largo do Toural (segmento nascente), e rua de Santo António a:
- Veículos de residentes identificados; ocupantes com mobilidade condicionada; viaturas de socorro e emergência; veículos de polícia; serviços indispensáveis ao interesse público.
As operações de carga e descarga serão permitidas apenas entre as 07h00 e as 10h00, respeitando o horário pré-estabelecido para minimizar impactos no funcionamento comercial e na logística.
As alterações nos sentidos de circulação vão proporcionar mudanças em alguns arruamentos:
- Avenida D. João IV: circulação apenas no sentido sul-norte; rua S. Nicolau dos Estudantes: inversão para o sentido nascente-poente; rua Dr. Ricardo Marques: circulação no sentido poente-nascente.
Estas alterações pretendem testar novos fluxos de tráfego, tendo em consideração a requalificação da avenida D. João IV.
Reforço ao transporte público
De forma a priorizar o transporte público, serão criadas faixas exclusivas para autocarros nas seguintes vias:
- Avenida D. Afonso Henriques; avenida Conde de Margaride; rua Paio Galvão.
Estas medidas visam melhorar a eficiência dos transportes colectivos e incentivar a sua utilização.
Este teste permitirá ao Município avaliar os impactos nas zonas directamente afectadas pelas alterações e numa área de influência mais ampla. Os dados recolhidos serão fundamentais para ajustar o planeamento e assegurar que a mobilidade urbana se torne mais eficiente, inclusiva e sustentável.
O ensaio insere-se na estratégia de Guimarães para reduzir o tráfego de atravessamento e avançar para um modelo de mobilidade centrado nas pessoas e no transporte público, em alinhamento com os compromissos ambientais do Município.
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