Ricardo Araújo, introduziu um segundo tema na sua intervenção: o estado do estudo de ligação a Braga, pelo BRT. “Já devia estar concluído” – criticou. Justificando que esta ligação “é estratégica e dá resposta aos desígnios do concelho”. Alertou, entretanto, que atrasando-se a definição do traçado, o que pode acontecer “é que haja novas construções quase em cima da estrada, o que pode alterar o traçado previsto, que deve ser definido quanto antes”.
Domingos Bragança disse que o canal está definido, o projecto está feito e só faltam “as especialidades”, enquanto “temos de assegurar o seu financiamento”.
É uma empreitada com “um custo estimado entre 200 e 250 milhões” – referiu Bragança. O presidente informou que tinha reunido, na Segunda-feira anterior, com o Ministro das Infraestruturas.
Segundo o presidente da Câmara, Miguel Pinto Luz “está de acordo” com o projecto BRT, com a ligação à futura estação de alta-velocidade – será em Escudeiros, o que agrada a Guimarães.
Disse ainda que “a ligação ferroviária Guimarães-Lordelo e depois ao Porto” pode ter uma segunda linha – mais provável em alguns pontos do traçado – e que o Ministro das Infraestruturas prometeu ver qual é o plano de investimentos desta pretensão, deixando já o seu acordo para a mudança de apeadeiros e estações na linha, entre a cidade e Lordelo.
“Tenho tido a colaboração de todas as entidades… não desistimos destes projectos.”
“Estamos a evoluir, estes projectos tinham todas as condições para avançar, tenho tido a colaboração de todas as entidades… não desistimos destes projectos” – afirmou Domingos Bragança com satisfação contida, perante um abanar de cabeça de Ricardo Araújo que aceitava a verdade do acordo entre o Ministro das Infraestruturas e a Câmara.
Aliás, o vereador do PSD reiterou o seu apoio ao presidente da Câmara, afirmando que “é tempo de avançar e decidir com a implementação do BRT”, reconhecendo que os estudos estão “a demorar mais tempo”.
E criticou o PS (de Ricardo Costa) por “criar embaraço às soluções já estabilizadas”, ao defender a ligação Braga-Guimarães em ferrovia, uma emenda metida à pressa nas propostas de Pedro Nuno Santos para o Plano Ferroviário Nacional.
“É mais uma contradição e divergência do PS local em relação à Câmara” – defendeu Ricardo Araújo.
A propósito de reuniões, o vereador do PSD, também, reuniu com o Ministro das Infraestruturas, em Julho pretérito. Corroborou “a aceitação” de Miguel Pinto Luz sobre a localização da estação de alta-velocidade em Escudeiros, a disponibilidade para defender a duplicação da linha Guimarães-Porto. E até encontrar uma (melhor) solução para a falta do Alfa até Lisboa que muitos cidadãos reclamam. E não compreendem o seu encerramento.
Recordou nessa reunião, que defendeu, ainda uma saída da auto-estrada directa para Caldelas, um conjunto de questões para as quais há “abertura do actual Governo”.
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