Quando as palavras são curtas para descrever tamanho orgulho… Este é o sentimento geral dos Torcatenses após um dia 27 de Fevereiro repleto de emoções. Eu como Torcatense e como Presidente da Junta de Freguesia não poderia estar mais orgulhoso destas enormes conquistas. A partir de agora São Torcato tem o justo e merecido reconhecimento enquanto santo e vê o monumento onde repousa ser elevado à dignidade de Basílica Menor.
Este orgulho é extensível a todos os vimaranenses e aos milhares de devotos do Santo do Povo, espalhados pelo mundo, de onde destaco a grande comunidade piscatória de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, detentores de uma fé inabalável em São Torcato. São Torcato terra e Santo veem agora com esta dupla distinção o concretizar de um sonho antigo que irá permitir, alicerçado num presente já consolidado, um futuro ainda mais risonho.
Mas vamos por partes em relação ao dia 27 de Fevereiro dia de São Torcato, como foi referido pelo Reverendíssimo Arcebispo Primaz de Braga D. Jorge Ortiga na nota pastoral, São Torcato é um “Santo Grande”, grande no seu exemplo de vida, de entrega aos outros e à fé, na igreja enquanto Arcebispo mas também na sua vida enquanto homem. Este exemplo continua a ter grande eco na comunidade do Vale de São Torcato e a servir de alicerce para esta terra e este povo.
“Esta distinção trás ao monumento uma enorme honra e dignidade, permitindo receber a maior figura da Igreja católica…”
Esta distinção permite ainda incluir São Torcato no calendário litúrgico, conferindo justiça e permitindo uma maior abrangência no quotidiano da igreja. Em relação à elevação do Santuário à dignidade de Basílica, esta distinção trás ao monumento uma enorme honra e dignidade, permitindo receber a maior figura da Igreja católica, sua santidade o Papa. Ancorada nesta elevação, São Torcato assumirá um papel ainda de maior destaque na região, quer ao nível religioso, quer ao nível socioeconómico. É ainda muito importante relevar a vertente turística, criando escala e atraindo potenciais novos investimentos para o Vale de São Torcato.
Desta forma nunca é demais parabenizar todos aqueles que contribuíram para que estes sucessos fossem alcançados, os milhares de fiéis de São Torcato, os homens e mulheres que entregaram parte da sua vida dedicada a esta causa e naturalmente às mesas da Irmandade e em particular à atual, que com toda a sua entrega e resiliência conseguiram tão notáveis feitos. A Irmandade de São Torcato é central nesta Vila e na matriz cultural e religiosa que nos carateriza, pela sua importância e dinamismo que imprime e muito honra a nossa terra. As palavras são pequenas quando os feitos são enormes…
© 2020 Guimarães, agora!