“Lamento ter o de o escrever, não posso deixar de ficar perplexo que o primeiro acto público do recém indicado Candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães seja o de apoiar a candidatura do senhor de Vizela.
Não vou indagar pelos motivos que levam o Ricardo Costa a apoiar o candidato de Vizela, esses ficarão na sua consciência, mas não posso deixar de sublinhar que, mais do que um erro estratégico crasso, que passa por dar relevância política a um Concelho que tem a pretensão de a ter, e onde nenhum Presidente da Câmara de Guimarães sequer esteve presente em qualquer acto oficial, é, dizia eu, mais do que um erro estratégico crasso, uma afronta a Guimarães e aos militantes do Partido Socialista de Guimarães.”
“Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.”
Esta frase de Miguel Torga no seu poema “Sísifo” descreve na perfeição a forma como gosto de estar na política: Sem amarras, sem a pressa de chegar a lado nenhum a não ser ao resultado que realmente importa, que é o de melhorar a vida dos cidadãos, em total e completa liberdade e sempre inquieto, porque, na realidade, o trabalho nunca está feito. Só assim a política faz sentido para mim. Por isso abdico de tempo com a família, por isso abdico de tempo com os amigos, por isso abdico da minha privacidade. Faço-o com gosto, não vos minto, porque não há coisa que recompense mais um servidor público do que ver a obra a nascer, do que ver a sociedade a evoluir, do que ver a infância a florir, independentemente do berço em que nasça, do que ver a juventude prenha de oportunidades e com ferramentas que os tornam capazes de enfrentar o mundo, do que ver o trabalhador dignamente compensado pelo seu labor diário, do que ver os mais velhos com um fim da jornada da vida com dignidade, com dimensão humana, com vida, mas também com uma sociedade que os valoriza, que os reconhece pelo caminho e que os respeita como cidadãos inteiros.
Pergunta, e bem, o caro leitor, porque é que faço esta introspecção agora?
Faço-a porque o Partido que escolhi, com o qual me identifico e com o qual partilho ideais e valores se encontra num momento crucial para a sua afirmação ao nível distrital. Vou-me escusar de fazer uma retrospectiva daquilo que tem sido o Partido Socialista no Distrito de Braga nos últimos dois anos porque, infelizmente, o resultado está à vista. Prefiro antes, caro leitor, focar-me no futuro, e o futuro coloca-nos perante uma escolha entre o Luís Soares e o candidato de Vizela, Victor Hugo Salgado, escolha esta que, do ponto de vista de um militante do Partido Socialista de Guimarães, me parece óbvia: em Guimarães devemos apoiar o Luís Soares.
Quem conhece o Luís Soares e o seu trabalho sabe que compromisso com Guimarães nunca faltou. Foi assim no Partido Socialista de Guimarães, que liderou, e onde não se cansou de ganhar eleições para o Partido Socialista, fosse a nível autárquico, onde reforçou sempre as votações nas freguesias, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal, fosse a nível nacional, onde em 2019 o Partido Socialista ganhou as eleições com mais de 40% dos votos, fosse ainda nas eleições europeias, que o Partido Socialista ganhou em Guimarães em 2019 com mais 18 pontos percentuais que o PSD.
Mas não foi só enquanto dirigente partidário que o Luís Soares defendeu Guimarães. Foi também assim na Assembleia da República, onde, exercendo o seu mandato de Deputado da Nação, não só nunca esqueceu Guimarães, como lutou sempre para conseguir atrair para Guimarães investimentos importantes, nomeadamente na área da saúde, da educação no sector social e nas obras públicas, mesmo que isso implicasse muitas vezes fazer frente ao Governo do Partido Socialista então no poder.
O Luís Soares serviu sempre Guimarães e, tenho a certeza mais absoluta, continuará a fazê-lo enquanto Presidente da Federação Distrital de Braga do Partido Socialista.
Por tudo isto eu apoio o Luís Soares, e estou certo, Guimarães apoiará o Luís Soares.
Não obstante, caro leitor, e lamento ter o de o escrever, não posso deixar de ficar perplexo que o primeiro acto público do recém indicado Candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães seja o de apoiar a candidatura do senhor de Vizela.
Não vou indagar pelos motivos que levam o meu camarada Ricardo Costa a apoiar o candidato de Vizela, esses ficarão na sua consciência, mas não posso deixar de sublinhar que, mais do que um erro estratégico crasso, que passa por dar relevância política a um Concelho que tem a pretensão de a ter, e onde nenhum Presidente da Câmara de Guimarães sequer esteve presente em qualquer acto oficial, é, dizia eu, mais do que um erro estratégico crasso, uma afronta a Guimarães e aos militantes do Partido Socialista de Guimarães.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.