A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, em Braga, recebe a 27 e 28 de Abril a I Conferência EULUSO, sob o tema Relações Externas da União Europeia com os Países Lusófonos.
O primeiro dia inclui, às 14h30, a palestra “De Bolsonaro a Lula: o lugar da UE na Política Externa Brasileira”, por Miriam Gomes Saraiva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, seguindo-se três painéis com investigadores juniores de países lusófonos. No dia 28 destaca-se, às 16h30, uma mesa redonda com Miriam Gomes Saraiva, com João Queirós, subdirector na Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e com Laura Ferreira-Pereira, professora catedrática da EEG, membro do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e coordenadora do Projeto EULUSO. A iniciativa tem entrada livre.
O Projecto EULUSO é financiado pelas acções Jean Monnet da União Europeia e visa discutir as relações entre a UE e os países da CPLP, em seminários, acções com escolas, publicações e outras iniciativas com a sociedade. Nesta primeira conferência é dado destaque ao Brasil. O evento surge num momento particularmente crítico para a UE, após um período de crise na zona Euro, do Brexit, da pandemia covid-19 e no actual contexto de inflação, populismo e guerra na Ucrânia.
“Os países lusófonos podem encontrar oportunas dinâmicas de parceria para a gestão dos seus desafios.”
“A UE ainda não prestou a devida atenção aos países da CPLP na sua política de parcerias e o desenvolvimento de relações bilaterais e multilaterais com esses países tem o potencial de contribuir para o fortalecimento, diferenciação e resiliência do papel da UE como actor internacional. Por seu turno, os países lusófonos podem encontrar oportunas dinâmicas de parceria para a gestão dos seus desafios”, referem os investigadores Laura Ferreira-Pereira e João Mourato Pinto, do CICP-UMinho.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.