Hoje, em Braga, uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes, composta por Mariana Silva e Ana Sofia Cabeleira, membros da Comissão Executiva, e Filipe Gomes, membro do Conselho Nacional, participará na manifestação a reivindicar novas opções políticas para a Habitação.
Em comunicado, o PEV informou que estarão presentes, no dia 1 de Abril, nas mais diversas manifestações que se irão realizar por todo o país. Os Verdes consideram prioritárias medidas governativas que “contribuam para pôr fim à especulação imobiliária e travar todas as formas de discriminação no acesso à habitação, uma realidade que afecta também as famílias unifamiliares, os mais idosos e imigrantes”. Ainda assim, “é ao nível da oferta pública de habitação que se exige uma resposta robusta do Governo, desde logo com um claro e comprometido investimento no reforço da construção, sem atirar essa tarefa para cima das autarquias, ao nível da qualidade da construção, das intervenções de recuperação do parque habitacional público e da recuperação de edifícios devoluto”, lê-se na nota à imprensa.
“A habitação constitui um direito social e ambiental, sendo, por isso, urgente uma política de habitação sustentada nas responsabilidades que cabem ao Estado.”
O Partido Ecologista Os Verdes afirma que “a habitação constitui um direito social e ambiental, sendo, por isso, urgente uma política de habitação sustentada nas responsabilidades que cabem ao Estado, com o aumento da oferta pública, que garanta que todas as gerações uma habitação acessível, de qualidade, em que se insere o fim do amianto nas habitações, energeticamente eficiente, assegurando poupança energética e na economia familiar, respeitando o direito constitucional a um ambiente sadio”.
Os Verdes defendem, ainda, que “a possibilidade de os cidadãos habitarem junto aos seus locais de trabalho, zonas de convívio e lazer ou escolas, permite evitar longas deslocações diárias e, desta forma, contribuir também para a diminuição da pegada ecológica”.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.