Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Selo Comunidades Pró Envelhecimento 2022-2024. Esta é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que pretende reconhecer e distinguir câmaras municipais e juntas de freguesia.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) pretende condecorar as comunidades nacionais que se candidatarem com políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstrem “um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, ao longo de todo o ciclo de vida”.
As candidaturas decorrem até 31 de Dezembro de 2022. Esta iniciativa constitui-se como “um contributo da OPP para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que possuímos”, lê-se em comunicado.
Recorde-se que na primeira edição, a OPP atribuiu o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021 a 94 comunidades.
O objectivo da atribuição deste selo é “promover o envelhecimento dos cidadãos com mais bem-estar e saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura”, explica a Ordem.
A Ordem dos Psicólogos pretende, também, “identificar boas práticas de promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, na expectativa de que as mesmas possam ser replicadas em todo o território nacional e ainda incentivar as autarquias e as comunidades a trabalharem conjuntamente e em parceria para gerirem as matérias relativas à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido”.
Para a OPP “todos os cidadãos, independentemente da sua idade, devem usufruir dos seus direitos e da sua autonomia, acedendo a serviços de saúde, cultura, educação e lazer, assim como participar na vida política e social das comunidades onde vivem”.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.