Decorrerá desde ontem até 4 de Setembro a 44th International EPTA (European Piano Teachers Association) Conference, no Teatro Jordão.
Sob o lema Piano Teaching and Performing: Renewal After the Pandemic (“Ensino e Performance do Piano: Renovação Depois da Pandemia”), a organização espera cativar todos os cerca de cento e cinquenta participantes de todo o mundo para uma partilha e reflexão das metodologias de ensino e aprendizagem do piano, e das experiências pedagógicas e pianísticas durante o período de confinamento, nomeadamente com a imposição do ensino à distância e o interregno de todos os concertos.
O histórico Teatro Jordão, recentemente restaurado e remodelado, sediará este Congresso.
O programa cultural e social inclui um cocktail de boas-vindas e concerto com Mário Laginha e Camané, nos jardins do Museu Alberto Sampaio, um concerto da Orquestra de Guimarães sob a direcção de Vítor Matos tendo como solista o pianista António Rosado no concerto nº 2 de Rachmaninov, este também aberto ao público no Centro Cultural Vila Flor, no dia 2 de Setembro, pelas 21h30, e um Jantar de Gala na Pousada Mosteiro de Santa Marinha, com um concerto de música tradicional portuguesa proporcionado pelo trio de Daniel Pereira Cristo.
Fundada em 1978, por Carola Grindea, em Londres, a EPTA-Europe é a associação-mãe de todas as delegações europeias da EPTA (European Piano Teachers Association).
Todos os anos é realizada uma Conferência Internacional que reúne todas as delegações europeias, e é organizada por um país anfitrião.
A EPTA-Portugal foi assumida em 2014 pela associação EPTA-LUSA – Associação de pianistas e professores de piano. Ao longo de oito anos a EPTA-Portugal já realizou seis edições do Encontro Nacional, evento onde reúne investigadores, pianistas e professores de piano, num espaço de reflexão sobre os desafios que enfrentam hoje na sua profissão.
O congresso conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o Teatro Jordão, a Sociedade Musical de Guimarães e o Conservatório de Música.
📸 EPTA-Portugal
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.