O concelho foi o mais participativo na iniciativa Tenho Voto na Matéria, uma consulta pública aos jovens e crianças.
A UNICEF Portugal lançou uma auscultação aos jovens e crianças, ouvindo as suas opiniões. Guimarães, a par de Lisboa e Cascais, deu mais respostas com os seus jovens e crianças a dizerem o que pensam sobre as comunidades onde vivem e como gostariam de ser ouvidos, a nível local.
Os resultados desta iniciativa foram apresentados esta Sexta-feira, em Guimarães, numa versão minimalista, com o intuito de reforçar o compromisso dos autarcas locais com as crianças, no âmbito do programa Semana da Criança.
As principais preocupações mencionadas pelos jovens estão direccionadas com a saúde mental, discriminação e ainda internet e redes sociais, com incidência ainda na vontade dos jovens em serem mais ouvidos e que as respectivas opiniões tenham influência nas tomadas de decisão.
📸 Município de Guimarães
Beatriz Imperatori, directora executiva da UNICEF Portugal, apontou Guimarães como “um exemplo de excelência e que merece ser partilhado por outros municípios”, na base das políticas públicas de educação dirigidas para crianças.
“Nota-se que há uma governação de quem conhece o território e está próximo da população”.
“Há uma sucessão de elementos que levou à distinção de Cidade Amiga das Crianças e nota-se que há uma governação de quem conhece o território e está próximo da população”, salientou ainda Beatriz Imperatori.
O presidente da Câmara de Guimarães, evidenciou que “as crianças e jovens sabem dizer o que querem que seja feito, têm de ser ouvidas e verem as suas preocupações atendidas” no âmbito da construção de políticas públicas.
Domingos Bragança considerou “fundamental envolver a comunidade em todas as decisões e, em particular, a comunidade educativa que está mais próxima das crianças a fim de entrelaçar os esforços e vontades para a concretização dos projectos que são pretendidos”, vincou.
Na sessão, as crianças vimaranenses que participaram na iniciativa Tenho Voto na Matéria apresentaram as questões aos vereadores e presidente.
A encerrar foi ainda apresentado o tema musical Sou Criança, um projecto musical pela Cool Band, da Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.