Ontem, dia 02 de Junho ficou marcado pela inauguração na Vila de São Torcato da primeira exposição alusiva às comemorações do centenário do Vitória Sport Clube.
Esta exposição encerra em si diversas vertentes e revela a enorme importância do regresso às raízes mais profundas do vitorianismo e da descentralização, quer deste grande clube, quer da cultura por todo o concelho.
Esta exposição de Miguel Salazar, retrata em caricaturas, 100 jogadores que marcaram os 100 anos do Vitória. São 100 quadros que vão muito para além de arte gráfica, revelando em muitos casos a alma dos homens por de trás do jogador.
O Miguel consegue retratar de forma brilhante, em cada caricatura, em cada imagem, uma espécie de elemento extrassensorial, apenas ao alcance dos grandes artistas. Esta é uma nota de grande realce que queria reforçar, a beleza da arte em forma de caricatura, por vezes incompreendida, outras vezes desvalorizada, mas que considero uma forma de arte maior e que neste caso se alia à paixão incondicional pelo Vitória Sport Clube.
Esta exposição revela ainda uma das premissas fundamentais, no meu entender, para o crescimento do clube, a descentralização e o seu regresso às raízes, às freguesias e vilas do concelho (o Vitória é um clube que vai muito para além do centro da cidade) e que deverá seguir no sentido do reforço da sua presença junto dos estabelecimentos de ensino, não apenas do concelho de Guimarães, mas de todo o Vale do Ave.
Só alargando as fronteiras, de um clube que tem a sua matriz orgulhosamente enraizada na terra do Rei, mas que que seguindo as suas pisadas de conquista (hoje em dia não de território mas de adeptos), pode se tornar ainda maior do que já o é no presente.
Foi assim, com uma alegria redobrada, que recebemos na Vila de São Torcato esta exposição comemorativa do centenário, desta grande instituição que é o Vitória Sport Clube e queremos reforçar a disponibilidade, continuando de braços abertos para acolher todas as iniciativas descentralizadas onde possamos ajudar, sendo parceiros ou simples colaboradores.
Queria naturalmente agradecer em primeiro lugar ao Vitória por nos ter dado a oportunidade de receber esta exposição em São Torcato, agradecer também de forma calorosa ao Miguel Salazar pelo seu enorme brilhantismo e à Irmandade de São Torcato de uma forma particular, não apenas pela cedência do espaço, mas pelo enorme trabalho e apoio na execução física e técnica da exposição que produziu um magnífico produto final.
Trazer cultura de qualidade, de um grande artista, de um grande clube à Vila do Santo do Povo é para mim e para todos os torcatenses um enorme orgulho.
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.