Promover a actividade física das crianças e a sua sociabilização, de uma forma alegre, lúdica e mesmo culturalmente desafiante, é o propósito de um projecto que funciona na escola básica de Santa Luzia.
Foi o professor de Educação Física, João Neves, que lançou a ideia dos Recreios Activos.
Concebidos com um conjunto de quatro jogos diferentes, pintando o chão e as paredes, utilizando os espaços exteriores das escolas, tendo como objectivo tornar o tempo livre dos alunos mais activos e coloridos.
A Tempo Livre apresentou este projecto ao presidente da Câmara que esteve na escola EB1 de Santa Luzia com a vereadora da Educação e o vereador do Desporto. Um projecto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. E que pode ser expandido a todas as escolas até 2024.
O autarca acentuou a importância da actividade física, após dois anos de pandemia, em que o afastamento social deixou algumas sequelas.
Considerou as actividades lúdicas como forma de fruição do espaço público e também uma forma de conhecer melhor a identidade, a cultura e a história do nosso território.
Este projecto piloto de Recreios Activos pode contribuir para uma maior sociabilização dos jovens nos tempos livres enquanto frequentam a escola.
E também combater a inactividade física, aproveitando a potencialidade da escola como espaço de promoção da prática desportiva e o recreio como espaço de brincadeira e sociabilização.
A coordenadora do programa ERASMUS do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, disse ser um privilégio colaborar neste projecto que proporcionará aos nossos meninos mais felicidade. O mesmo sentimento foi partilhado pela professora Conceição, coordenadora pedagógica da EB1 de Santa Luzia, após o que se seguiu uma visita aos espaços do Recreios Activos.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.